Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Oficial da Ajudância-Geral da BM palestra sobre Gestão Documental e organização de arquivos no CRPO Sul em Pelotas

Publicação:

01 jpeg
Oficial da Ajudância-Geral da BM palestra sobre Gestão Documental e organização de arquivos no CRPO Sul em Pelotas

Na tarde de quinta-feira (15/10) no Comando Regional de Polícia Ostensiva do Sul (CRPO Sul) o Major Maurício Ricardo Vieira Flôres da Ajudância-Geral realizou uma instrução sobre Gestão Documental e organização de arquivos ministrada. O Major Flôres é Bacharel em Arquivologia, formado pela UFRGS. O oficial ressaltou a importância da Gestão Documental para a Brigada Militar, podendo-se observar os benefícios proporcionados à organização e à recuperação dos documentos produzidos e recebidos com o fluxo da massa documental controlada, evitando acúmulo de documentos sem valor de guarda, que podem ser eliminados do acervo. 

A Brigada Militar está dando um grande passo para a preservação de sua história com a implantação da gestão documental;

Participaram da instrução os oficiais e praças da 1º seção do CRPO/Sul e suas unidades subordinadas. Foram abordados temas relativo a conceitos Arquivistícos, prazos de guarda de documentos, instrumentos de gestão arquivísticos, como realizar a implantação da gestão documental, a eliminação ou preservação de documentos. 

A Ajudância-Geral está responsável pela organização doutrinária referente a gestão documental da Brigada Militar, formando um corpo técnico com Arquivistas formadas em com larga experiência na área, sendo elas as funcionárias civis bacharéis em arquivologia Carine Melo Cogo Bastos e Juliana Junges Subtil Perotoni, na função de Analistas Arquivistas e a funcionária Civil Ana Corrêa.

Brigada Militar