Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

BM inaugura busto em homenagem ao patrono da Academia de Polícia Militar

Publicação:

Foto mostra o momento da inauguração do busto do Coronel Mariante
Coronel Mariante foi um dos pioneiros nos estudos de história e literatura da BM - Foto: Soldado Lucas Oliveira/PM5

A Brigada Militar inaugurou o busto comemorativo do patrono da Academia de Polícia Militar (APM), coronel Hélio Moro Mariante. A cerimônia foi realizada na APM na manhã desta segunda-feira (9/9). Na ocasião, também houve a entrega de medalhas por tempo de serviço ao efetivo da academia.

Nascido em 1915, em Caxias do Sul, o coronel Moro Mariante destacou-se com os seus estudos em história e literatura e foi um dos pioneiros a demonstrarem preocupação com a manutenção e a catalogação o passado da Corporação. Em 1947, como tenente, propôs a criação do Museu da Brigada Militar, inaugurado em 1985. Também foi figura central no Movimento Tradicionalista Gaúcho, além de ter feito parte da Academia Rio-Grandense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul.

Presente na cerimônia, o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Cláudio dos Santos Feoli, comentou a importância no coronel Mariante para a Brigada Militar. “Massot, Olmira, Peracchi, Otávio Frota, entre outros, deixaram legados que se destacam na nossa história e são considerados modelos a serem seguidos ao longo das gerações. Hoje, celebramos mais uma dessas figuras que aparecem de tempos em tempos para alavancar a nossa Corporação”, destacou.

O evento também teve entrega de medalhas por tempo de serviço ao efetivo da APM. Ao todo, foram agraciados nove militares estaduais, entre praças e oficiais. “Tal condecoração exige que os militares estaduais, a cada período de 10 anos, não sofram sanções disciplinares. Portanto, aqueles que hoje recebem tão nobre distinção são homens e mulheres que se conduzem no caminho da justiça e da excelência”, comentou, em sua fala, o Comandante-Geral.

Brigada Militar