Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Perguntas Frequentes

Com base na Lei nº 10.993, de 18 de agosto de 1997. 

Art. 1º - O efetivo da Brigada Militar do Estado é fixado em 33.650 (trinta e três mil, seiscentos e cinquenta) cargos de servidores militares, entre Oficiais e Praças, assim distribuídos:

I - Oficiais:
a) Quadro de Oficiais de Estado-Maior (QOEM):
- 24 Coronéis;
- 89 Tenentes-Coronéis;
- 259 Majores;
- 659 Capitães.
b) Quadro de Oficiais Especialistas em Saúde (QOES):
- 02 Coronéis;
- 06 Tenentes-Coronéis;
- 17 Majores;
- 103 Capitães.
c) Quadro de Tenentes de Polícia Militar (QTPM):
- 760 Primeiros-Tenentes.

II - Praças:
a) Especiais:
- Até 200 Alunos-Oficiais.
b) De Polícia Ostensiva - Qualificação Policial-Militar 1 (QPM-1):
- 2.443 Primeiros-Sargentos;
- 3.518 Segundos-Sargentos;
- 2.700 Terceiros-Sargentos;
- 19.432 Soldados.
c) Bombeiros - Qualificação Policial-Militar 2 (QPM-2):
- 183 Primeiros-Sargentos;
- 546 Segundos-Sargentos;
- 300 Terceiros-Sargentos;
- 2.609 Soldados.

Cumpre lembrar que o Corpo de Bombeiros Militar se desvinculou da Brigada Militar por meio da Emenda Constitucional nº 67 (publicada no DOAL n.º 10788, de 20 de junho de 2014). Desse modo não deve ser levado em consideração o computo do efetivo discriminado na letra c, do art. 1º, no total do efetivo previsto para a Brigada Militar.

Com o intuito de preservar os dados estratégicos da Brigada Militar, entendemos que não é viável a divulgação do efetivo total existente, nem mesmo a distribuição do efetivo por município.

O Site da Brigada Militar possui o banner “Onde tem BM?” que fica na parte inferior do site, na sua tela inicial. Há também o acesso do "Onde tem BM?", pela aba "Serviços". Basta acessar a página e realizar a sua pesquisa, ou pode ainda ser acessado diretamente pelo endereço eletrônico https://www.brigadamilitar.rs.gov.br/onde-tem-bm .

Os horários de atendimento ao público, nas unidades da Brigada Militar, são de segundas a sextas-feiras, em dias úteis, das 12h30 às 18h30.

Da mesma forma que a distribuição do efetivo por municípios, essas informações são sigilosas e estratégicas, portanto não serão disponibilizadas.

Essas informações podem ser consultadas na aba "Serviços", pelo "Transparência da Brigada Militar", ou diretamente pelo endereço eletrônico https://www.brigadamilitar.rs.gov.br/transparencia-bm .

Os editais de concurso público são publicados no Diário Oficial do Estado https://www.diariooficial.rs.gov.br/.

É possível consultar subsidiariamente na aba "Notícias" no próprio endereço eletrônico da Brigada Militar https://www.bm.rs.gov.br/noticias, a fim de obter informações oficiais e confiáveis sobre Editais.

Sim!

A Brigada Militar, convicta de que a prevenção é a melhor maneira de se combater o crime, desenvolve ações de inclusão social, aproximando os jovens da corporação, atitude que se mostra como importante instrumento para a melhoria da qualidade de vida da comunidade gaúcha.

O PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) é uma iniciativa de prevenção para crianças do ensino fundamental até o ensino médio. Os pais dos alunos também recebem orientações em reuniões e palestras, representando um esforço cooperativo entre as escolas, os pais e a Brigada Militar.

Brigada Militar