Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Aviso de pauta - Brigada Militar marca presença na Noite dos Museus 2024

Museu da BM contará com visitas guiadas e apresentações musicais com forte apelo regional

Publicação:

Fachada do Museu 6
Museu da Brigada Militar

A Brigada Militar participa, na noite deste sábado (7/12), da 8ª edição da Noite dos Museus de Porto Alegre. Das 18h à 0h, o Museu da BM, no Centro de Porto Alegre, estará aberto ao público, com visitação e apresentações musicais. A ação tem o objetivo de reforçar a interação da Corporação com a comunidade e fortalecer o compromisso da BM com a preservação e o fomento cultural.

O acervo do Museu da Brigada Militar é composto por armamentos, fardamentos, mobiliário, veículos, documentos institucionais históricos e fototeca com centenas de imagens. A miscelânea faz um traçado histórico da Corporação, dos momentos, das operações militares e das revoluções pelas quais a Brigada Militar passou ao longo dos seus 187 anos. O público que visitar o espaço poderá participar de visitas guiadas com a participação de monitores e servidores do efetivo do museu.

O prédio que comporta a estrutura está localizado na Rua dos Andradas, 498. A construção data de 1914 e é um dos exemplos do conjunto eclético característico da época e dos ares de monumentalidade dos prédios públicos da Porto Alegre do início do século XIX.

Atrações musicais – A Noite dos Museus também será marcada por apresentações musicais no Museu da Brigada Militar. As programações acontecem em frente ao prédio, na Rua dos Andradas, que ficará fechada durante o evento.

Às 18h30, a Banda de Música da Brigada Militar recebe a cantora Fátima Gimenez para um repertório de músicas populares. Em seguida, às 19h15, apresenta-se a Banda do Colégio Tiradentes da Brigada Militar. Às 20h, o destaque é Paulinho Cardoso Quarteto, com repertório instrumental que propõe um diálogo entre os ritmos regionais e brasileiros.

A noite segue com o espetáculo Jayme Caetano Braun – Um século de arte, que acontece às 21h e homenageia o "payador". Às 22h, o quarteto Yangos finaliza as apresentações, levando ao palco o seu instrumental com forte apelo regional, mas com acento contemporâneo e influências latino-americanas.

Texto: Ícaro Ferreira/jornalista - servidor civil/PM5/BMRS

Brigada Militar