Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Brasão do 10º BPM

Brasão do 10º BPM
Brasão do 10º BPM - Foto: Brigada Militar

Aprovado conforme Decreto nº 46.609 de 17Set09 - Publicado no DOE n° 180 de 18Set09.

No ano de 1970, no dia 12 de maio, nasce o embrião do que futuramente seria o 10º BPM, oriundo de um grupo policial militar destacado para a guarda do Presídio de Vacaria, instala-se no Município definitivamente em 22 de julho de 1971, nas instalações do antigo 3º Batalhão Rodoviário de Exército Brasileiro. 

O 10º BPM, tem como patrono o Coronel JOSÉ RODRIGUES SOBRAL, e tem responsabilidade por 22(vinte e dois) municípios do Campos de Cima da Serra. 

A criação do brasão de armas, busca enaltecer, através de suas cores e formas heráldicas, os homens que construíram com seu trabalho, a história dessa unidade tradicional da corporação, que guarnece os gaúchos dos campos de cima da serra, região conhecida pela rigidez do clima, pela vegetação de araucária e pelo povo trabalhador que formou com esforço e dedicação um forte vínculo com a terra e os frutos que dela extraímos.

CARACTERIZAÇÃO DO BRASÃO DE  ARMAS DO 10º BPM:

Escudo Francês, terciado em Mantel contendo sobre o todo em abismo, escudo Francês onde lê-se o número “10”  em ouro. No primeiro quartel, no flanco  sinistro em campo esmaltado em vermelho, “um leão” em relevo ouro, no segundo quartel, no contra chefe em campo esmaltado em verde, “ pistolas de Clarck” em relevo prata, símbolo universal das Polícias Militares e no terceiro quartel no flanco destro, semeado, morro de dois cabeços encimado por araucárias, na sua cor, tendo em esmalte azul claro, representando o céu.

O escudo é encimado por um elmo aberto  em prata, guarnecido em ouro com rolete e paquifes em vermelho e verde, sobreposto a um listel em prata com o seguinte Mote-de-divisa:  

 SIGNIFICADO DOS COMPONENTES:

  1. Escudo:

É a parte mais importante do brasão, figurando nele as peças demonstrativas de ascendência, posse, do domínio e da atividade da corporação ou unidade.

  1. Leão:

Símbolo de força, grandeza, coragem e domínio, representa os leões farroupilhas cujas virtudes ele simboliza e enaltecem o povo gaúcho, bem como simboliza o leão baio, animal característico da região dos campos de cima da serra.

     3. Pistolas de Clarck: 

             Símbolo universal de Polícia Militar, significando a função ou      atividade do Batalhão.

    4. Morro de Dois Cabeços Encimado por Araucárias:

           Representa o relevo e a vegetação nativa da região, ou seja, a serra e as araucárias, aspectos que identificam a região onde o 10º BPM presta serviço.

    5. Escudo Sobre o Todo:

Simboliza o número indicativo da unidade, ou seja, “ 10” de “10ºBPM”.

    6. Elmo com rolete e Paquifes:

Simboliza de proteção e nobreza, e representa também unidades de guarda o que remonta a origem do batalhão, que surgiu pela necessidade de criar a guarda ao presídio de Vacaria.

    7. Listel:

                      Fazendo parte dos ornatos exteriores do escudo, o listel contém a divisa “Batalhão Cel Sobral” nome do patrono do 10º BPM, Coronel JOSÉ RODRIGUES SOBRAL, instituído através do Decreto Nº 20.320, de 10 de Julho de 1970.

    8. Esmaltes: 

  1. ouro – riqueza, nobreza, dignidade.
  2. Prata- fé, pureza, integridade.
  3. Vermelho- fortaleza, honra, coragem.
  4. Verde – esperança, constância, intrepidez.
  5. Azul – lealdade e justiça.

SIGNIFICADO GERAL:

O 10º Batalhão de Polícia Militar da Brigada Militar, nasce num período de fortes mudanças, em 1970 (listel em cinza); ressaltando a nobreza e dignidade dos Leões farroupilhas e a fauna característica da região o Leão Baio, ( 1º Quartel); onde a intrepidez e integridade são características incólumes da instituição, polícia  militar, pistolas de Clarck, (2º Quartel), que presta segurança e mantém a ordem das comunidades dos campos de cima da serra, morro de dois cabeços encimado por araucárias, (3º Quartel), enfim este é o 10º BPM “Btl Cel Sobral”, sobre o todo em abismo, escudo francês inscrito o nº 10.

 Todas as armas apostas no escudo, estão sob a proteção do elmo, que lembra também as unidades de guarda origem do Batalhão e amparado na base de tudo, o listel com o nome do patrono do Batalhão.

Brasão do 10º BPM (.docx 38,37 KBytes)
Brasão do 10º BPM - PNG (.png 18,78 KBytes)

 

Brigada Militar