Brigada Militar consolida integração com polícias militares do Sul e de MS
Publicação:
A Operação Codesul II encerrou-se nessa sexta-feira (05/12) com o registro de 209 boletins de atendimento feitos desde o primeiro dia, a última terça-feira (02/12). A Brigada Militar empregou 678 policiais militares e 189 viaturas nos 16 municípios de abrangência da Operação: Uruguaiana, Santana do Livramento, Itaqui, São Borja, Quaraí, Erechim, Nonoai, Vacaria, Torres, Capão da Canoa, Frederico Westphalen, São Luiz Gonzaga, Horizontina, Santa Rosa, Jaguarão e Chuí.
Codesul é o nome do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul que reúne as forças de segurança de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul. Esta segunda edição foi coordenada pela Secretaria de Segurança Pública gaúcha com o objetivo de combater o contrabando, o tráfico de drogas, os crimes ambientais e outras atividades ilícitas em áreas de fronteira e de divisas entre os Estados.
Foram abordadas e identificadas 1.014 pessoas, tendo sido 765 veículos fiscalizados, 11 recolhidos e confeccionados 137 autos de infração de trânsito. Registraram-se o total de 19 prisões, destacando-se oito por crimes ambientais e seis relacionadas ao tráfico e a posse de drogas. As apreensões incluíram maconha, crack e cocaína, dinheiro em reais e pesos, e um bovino, entre outros itens.
A Operação Codesul II demonstra a importância da integração entre os estados e o trabalho conjunto das forças de segurança, fortalecendo o enfrentamento ao crime de forma coordenada e eficiente. A atuação integrada amplia os resultados, otimiza recursos e ratifica o compromisso das Instituições de Segurança com a proteção da sociedade.
