Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Brigada Militar promove diversas ações no Dia D da Operação Elo de Proteção

Combate à violência contra mulheres e grupos vulneráveis

Publicação:

Policial Militar entrega folder explicativo sobre o combate à violência contra a mulher para motoristas no trânsito
Ações do Dia D durante Operação Elo de Proteção em São Leopoldo - Foto: Sd Torres

Nesta quinta-feira (07/08), quando celebramos o aniversário de 19 anos da promulgação da Lei Maria da Penha (11.340/2006), a Brigada Militar desencadeia as ações do Dia D da Operação Elo de Proteção. Será um período de intensificação do policiamento preventivo e repressivo, através de diversas atividades, tais como o cumprimento de mandados, de realização de palestras de conscientização, de verificar o descumprimento de medidas protetivas, de prestar apoio ao Ministério Público na entrega de intimações.

A Operação Elo de Proteção, coordenada pela Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, intensifica o combate à violência contra mulheres e grupos vulneráveis. Com um planejamento integrado, a operação tem como foco tanto a prevenção quanto a repressão de crimes relacionados à violência doméstica, feminicídios, abuso contra crianças e idosos, além de crimes de intolerância.

Mais do que uma homenagem à Lei, a campanha Agosto Lilás é um chamado à sociedade para que se una ao enfrentamento da violência de gênero.

A Brigada Militar reforça o compromisso de combater a violência doméstica e o feminicídio através de ações policiais preventivas, educativas e repressivas.

Confira a seguir os contatos de apoio da Rede da Mulher: 

190 - Brigada Militar/Patrulha Maria da Penha 

180 - Disque Denúncia/Central de Atendimento à Mulher. 

181 - Disque Denúncia 

100 - Disque Direitos Humanos 

188 - Centro de Valorização da Vida 

192 - SAMU 

0800 541 0803 - Escuta Lilás, serviço disponibilizado pelo governo do Estado para escuta às mulheres, prestando orientação jurídica, psicológica e social. 

(51) 2136-0048 - Plantão de atendimento às vítimas de violência doméstica da Defensoria Pública do Estado. 

Texto: Eliege Fante, servidora civil PM5/BM

Fotos: Sd Torres

Brigada Militar