Brigada Militar realiza atividades de conscientização durante o Outubro Rosa
Publicação:

Outubro Rosa é a campanha realizada no décimo mês do ano para conscientizar a população sobre as formas de prevenir o câncer de mama e o de colo do útero, que são os dois tipos mais frequentes entre mulheres. Já o câncer de mama, a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil e no mundo, segundo a publicação de 2025 do Instituto Nacional do Câncer, também acomete homens ainda que em um percentual menor. Para enfrentar o problema, especialistas indicam a redução dos fatores de risco, como o consumo de bebidas alcoólicas e a promoção de atitudes que aumentem a proteção, por meio de uma alimentação saudável, por exemplo.
A ginecologista do Hospital da Brigada Militar, capitã PM Cristina Helena Luz Grecco, destaca a importância de uma atividade física regular e a realização de mamografias anuais a partir de 40 anos. “Nos casos de histórico familiar da doença, recomenda-se fazer a mamografia dez anos antes em relação à idade que a familiar apresentou o tumor maligno,” acrescentou.

A qualidade do sono também pode representar um fator de risco ou de proteção. “O melhor sono é o noturno. Mas, quem atua neste período, pode fazer uma higiene do sono visando cumprir entre sete e oito horas diárias para recuperar-se e ter de fato um sono reparador,” explicou a capitã PM Grecco. Essa higiene do sono consiste em jantar e dormir cedo, reduzir o ritmo das atividades mais de uma hora antes de deitar-se, substituir o uso de telas pelo de livros e utilizar lâmpadas amarelas e mais fracas no quarto.
Câncer de colo do útero
Causado pelo vírus HPV (papilomavirus humano), este tipo de câncer pode ser prevenido também por meio de vacinação para meninas e meninos dos 9 aos 14 anos pela rede pública. Até dezembro de 2025, quem tem de 15 a 19 anos também pode se vacinar de graça. “Outra forma de prevenção é o exame citopatologia oncológica de colo uterino feito anualmente a partir de 25 anos ou conforme a necessidade de cada paciente,” disse a especialista.
Para incentivar brigadianas e dependentes de policiais militares a fazerem os exames em Porto Alegre, a Brigada Militar reservou quatro datas neste mês para a realização de coletas do citopatológico. Serão nos dias 15, 23, 27 e 30 de outubro no Centro Clínico, mediante agendamento prévio. A enfermeira do Hospital da BM, capitã PM Juliana Elisa Marques Streck, explicou que coletas também serão feitas no próximo dia 13 na sede do 120 BPM. Além disso, vale acompanhar as agendas das Unidades para participar das palestras que serão realizadas durante o Outubro Rosa.
Texto: jornalista Eliege Fante, servidora civil na PM5/BM