Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Brigada Militar realiza Operação Faro com o emprego de cães de detecção de substâncias

Publicação:

Equipes do Comando de Choque aparecem na fotografia entre os alunos de uma turma do Ensino Fundamental na área do Ginásio de uma Escola.
Os policiais militares também empregam os cães em ações cívico-sociais para estreitar os laços com as comunidades dos municípios - Foto: Comando de Choque

Durante o mês de dezembro, a Brigada Militar realiza a Operação FARO, que significa “Fronteiras e Divisas Alertas com Rastreio Olfativo". O objetivo é empregar cães de detecção de substâncias para realizar a prevenção e a repressão qualificada na área de fronteira. As equipes de cinotécnicos do Comando de Choque estão empenhadas no combate aos crimes de tráfico de drogas, contrabando, descaminho e colaborando com a fiscalização de órgãos federais, como a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e a Receita Federal.

Em uma quadra de esportes de uma escola, um PM monitora a interação entre um cão policial, que está deitado, e crianças que passam a mão no pelo do animal.
Estudantes interagem com os cães policiais para conhecer o trabalho desenvolvido pela Brigada Militar - Foto: Comando de Choque

Além disso, os policiais militares empregam o cão em ações cívico-sociais nos municípios onde a Operação Faro acontece, visando estreitar os laços com as comunidades e apresentar o trabalho desenvolvido pelos cães policiais da Brigada Militar.

A Brigada Militar representa o Rio Grande do Sul em mais uma operação de abrangência nacional. Os demais Estados brasileiros igualmente realizam a Operação Faro, que é coordenada pela Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança.

Texto: jornalista Eliege Fante, servidora civil na PM5/BM

Brigada Militar