Brigada Militar realiza Operação Faro com o emprego de cães de detecção de substâncias
Publicação:
Durante o mês de dezembro, a Brigada Militar realiza a Operação FARO, que significa “Fronteiras e Divisas Alertas com Rastreio Olfativo". O objetivo é empregar cães de detecção de substâncias para realizar a prevenção e a repressão qualificada na área de fronteira. As equipes de cinotécnicos do Comando de Choque estão empenhadas no combate aos crimes de tráfico de drogas, contrabando, descaminho e colaborando com a fiscalização de órgãos federais, como a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e a Receita Federal.
Além disso, os policiais militares empregam o cão em ações cívico-sociais nos municípios onde a Operação Faro acontece, visando estreitar os laços com as comunidades e apresentar o trabalho desenvolvido pelos cães policiais da Brigada Militar.
A Brigada Militar representa o Rio Grande do Sul em mais uma operação de abrangência nacional. Os demais Estados brasileiros igualmente realizam a Operação Faro, que é coordenada pela Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança.
Texto: jornalista Eliege Fante, servidora civil na PM5/BM