Brigada Militar realiza operações integradas e registra terceira semana consecutiva de resultados relevantes
As iniciativas integram o planejamento estratégico para a preservação da ordem pública e o enfrentamento qualificado do crime
Publicação:

Entre os dias 22 de setembro e 2 de outubro, a Brigada Militar desencadeou diversas operações em todo o território gaúcho, resultando em apreensões, prisões em flagrante e ações integradas com instituições parceiras. As iniciativas integram o planejamento estratégico para a preservação da ordem pública e o enfrentamento qualificado da criminalidade.
No período, as ações resultaram em mais de 280 pessoas abordadas, 11 prisões em flagrante e a apreensão de armas, munições, drogas, celulares, veículos e valores em dinheiro. Foram fiscalizados cerca de 200 veículos, com registros de autuações de trânsito, recolhimentos e notificações administrativas. As operações ainda somaram a apreensão de 182 quilos de cabos irregulares, 47 cabeças de gado avaliadas em aproximadamente R$ 350 mil e equipamentos utilizados em práticas ilícitas. Os resultados reafirmam o compromisso da Brigada Militar com a repressão ao crime e a proteção da sociedade gaúcha.
Ações no Interior do Estado
No sábado (27/09) e domingo (28/09), a 3ª Companhia Independente de Nova Prata realizou operação de combate ao tráfico de entorpecentes nos municípios de Caseiros e Ibiraiaras. Ao todo, 94 pessoas foram abordadas, oito prisões em flagrante efetuadas e 61 veículos fiscalizados, com seis recolhimentos e 52 autuações de trânsito. Drogas, celulares, balança de precisão e valores em dinheiro também foram apreendidos.
Em Santa Maria, a Brigada Militar deflagrou a Operação Camobi Segura, reunindo efetivos do 1º RPMon, 2º BRBM e 2º BABM, com o objetivo de ampliar a presença ostensiva e prevenir crimes contra o patrimônio. Ainda na região, a Força Tática do 1º RPMon apreendeu um adolescente por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de entorpecentes, durante a Operação Cerco Fechado. Na ação, foram localizados um revólver calibre .38, munições, entorpecentes, balança de precisão, celular e dinheiro.
Operações Metropolitanas
Em Paverama, o 40º BPM realizou a Operação Cerco Fechado, que resultou na prisão em flagrante de um indivíduo e na apreensão de duas espingardas, munições intactas e cartuchos deflagrados, em ação inserida no planejamento da Brigada Militar para reforço da ordem pública.
Já em Canoas, o 15º BPM deflagrou a Operação Fecha Quartel, reforçando o policiamento ostensivo em áreas sensíveis da cidade, com foco no combate a furtos e roubos de veículos, assaltos a pedestres e crimes contra a vida.
Em Alvorada, o 24º BPM iniciou a Operação Lockdown. Desde o início da ação, foram abordadas 187 pessoas e fiscalizados 139 veículos, com apoio do Batalhão de Aviação da Brigada Militar. A operação permanece em andamento, sem previsão de término.
Ações Conjuntas e Interinstitucionais
Na terça-feira (30/09), foi realizada em Novo Hamburgo a 82ª edição da Operação Fios e Cabos, coordenada pela Secretaria da Segurança Pública com participação da Brigada Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar. Foram fiscalizados seis estabelecimentos, resultando na apreensão de 182 kg de cabos em situação irregular, na prisão em flagrante de dois indivíduos e na lavratura de termos circunstanciados por poluição ambiental, além de notificações administrativas.
Na quarta-feira (01/10), em Uruguaiana e Barra do Quaraí, a Brigada Militar participou de Operação Integrada contra o crime de abigeato, em conjunto com a Polícia Civil e a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (SEAPI). Foram cumpridos sete mandados judiciais, com a apreensão de 47 cabeças de gado, veículos utilizados para transporte e a prisão em flagrante de um indivíduo por posse irregular de arma de fogo. O prejuízo causado aos criminosos é estimado em R$ 350 mil.
As operações realizadas em diferentes regiões reforçam o papel da Brigada Militar na repressão qualificada ao crime, na prevenção de delitos e na integração com outras instituições. A BM segue atuando de forma contínua para garantir a segurança pública e a proteção da sociedade gaúcha.
Texto: SC jornalista Jhandrei Nunes e SGT Rufato - PM5