Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Brigada Militar utiliza a tecnologia em favor da segurança

Publicação:

Policial Militar atuando no CICCM
Policial Militar atuando no CICCM - Foto: Sd Anderson Wagner Hopf - PM5

No litoral, a Brigada Militar está atuando com o CICCM (Centro Integrado de Comando e Controle Móvel), estrutura equipada com câmeras instaladas ao seu redor, capazes de realizar o reconhecimento facial de pessoas desaparecidas, com base no banco de dados do Sistema Integrado da Secretaria de Segurança Pública.

Além das câmeras próprias da plataforma o sistema possibilita o acesso às câmeras das Prefeituras de diversos municípios do Litoral Norte.

Os policiais militares que atuam na base, acompanham a rede de rádio e mantém conexão direta com as guarnições empregadas no policiamento ostensivo, repassando informações em tempo real e ampliando a visualização de movimentações suspeitas.

Parte interna do CICCM com PMs em atuação
Parte interna do CICCM com PMs em atuação - Foto: Sd Cecilia - PM5

O CICCM é uma ferramenta tecnológica que potencializa a integração entre os diversos níveis do policiamento, garantindo comunicação continua, captação de dados e rápida produção de informação sazonal.

Durante a 56ª Operação Golfinho, o CICCM permanecerá instalado em Capão da Canoa. Além desta plataforma a Brigada Militar conta com outras duas Plataformas de Observação Elevada (POE), que possuem serviço itinerante, que se deslocam ao longo do litoral e são empregadas especialmente em locais com grandes concentração de pessoas.

Nesta Operação Golfinho, as Plataformas de Observação Elevada atuaram em grandes eventos tradicionais, que acontecem anualmente no litoral gaúcho, como por exemplo: Planeta Atlântida, o qual reune jovens e adultos no litoral com diversas apresentações regionais, nacionais e internacionais e, o Paleta Atlantida, que é tratado como o maior churrasco do mundo e acontece em Xangri-lá, no Rio Grande do Sul. 

Ambos movimentos são exemplos de encontros que envolvem grande movimentação de publico e está é mais uma das ferramentas que a Brigada Militar tem empregado para garantir a segurança na 56ª Operação Golfinho.

Tanto a POE quanto a CICCM, são coordenadas e executadas pelo Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) da Brigada Militar e possuem a mesma missão. A principal diferença entre as estruturas está em sua funcionalidade: enquanto a POE é destinada exclusivamente à observação elevada, o CICCM atua como um Centro de Comando e Controle, sendo utilizado também para reuniões e, por contar com estrutura ampliada, comporta um maior efetivo policial.


Texto: Sgt Rufato - EMBM/PM5

Brigada Militar