Congresso da Brigada Militar mostra experiências das polícias militares portuguesa e uruguaia
Publicação:

Em palestra realizada de forma online, o assessor de Segurança Interna do Gabinete do Primeiro-Ministro de Portugal, Nuno Caetano Lopes de Barros Poiares, durante o 3º Congresso Internacional de Polícia Judiciária Militar da Brigada Militar, apresentou o modelo de polícia português. Mediado pelo major da reserva Cristiano Munhoz, abordou a formação histórica das estruturas policiais e os desafios contemporâneos da segurança pública.
Baseado em sua obra “Polícia e Direitos Humanos”, o palestrante explicou o modelo napoleônico adotado em Portugal, que se estrutura de forma dualista: com uma polícia militarizada, atuante em zonas rurais e sob tutela do Ministério da Defesa ou de forma compartilhada e, uma polícia civil, subordinada ao Ministério do Interior, responsável pelas áreas urbanas.
Durante a explanação, Nuno Poiares destacou que “o que os cidadãos querem é que o seu país seja seguro”, ressaltando o papel das instituições no atendimento dessa expectativa. O especialista ainda evidenciou semelhanças entre as estruturas de segurança de Portugal e do Brasil, com ênfase na Brigada Militar. Poares mencionou experiências de cooperação internacional, como o convite feito em 2018 aos chefes dos estados-maiores do Exército francês e brasileiro para compartilhamento de experiências em segurança interna.
O comissário da Polícia do Uruguai, Gelson Renato Pintos Diaz, apresentou o funcionamento do controle interno no seu país. E, destacou a parceria com o Brasil no combate ao crime organizado na extensão da fronteira de 1067 quilômetros e seis municípios irmãos. “Em Rivera e em Livramento somos como uma polícia só,” contou a respeito do decreto assinado, que permite a busca por 20 quilômetros no interior de ambos os países pela polícia vizinha. “É uma polícia que se complementa. Devemos trabalhar com inteligência e de forma pró-ativa,” explicou sobre o foco na prevenção ao crime. “O delito é transfronteiriço; não é burocrático. Por isso estamos unidos para combatê-lo,” concluiu.
Continue a leitura sobre o 3º Congresso Internacional de Polícia Judiciária Militar, a respeito do inovador 1º Encontro Nacional de Corregedores-Gerais.
Os links de transmissão das palestras seguem disponíveis no canal da Brigada Militar no Youtube: https://www.youtube.com/live/oklqtfcns0g
Texto: jornalistas Eliege Fante e Jhandrei Nunes - servidores civis/PM5/Brigada Militar