Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Militar do CRPO SUL conclui em 1º lugar o Estágio Básico de Operações de Choque

Publicação:

Sd Pinho
Sd André de Pinho Ribeiro

Nesta segunda-feira (18/9), o policial militar do CRPO Sul, integrante do 6ºBPM no município de Rio Grande, Soldado Andre de Pinho Ribeiro, concluiu em 1º lugar o 15º Estágio de Operações de Choque (15º EBOC). A cerimônia foi realizada na sede do 2º Batalhão de Polícia de Choque em Santa Maria e contou com a formação de mais três militares deste comando regional, soldados Gabriel Yoshua Vaz Calaço, Rodrigo de Lima da Cruz e Gustavo Teixeira e Silva de Oliveira. 

O Estágio Básico de Operações de Choque tem por objetivo condicionar os policiais militares a executar as atividades de operações de choque, com a aplicação dos padrões doutrinários, dando condições para o correto emprego relacionado ao controle de distúrbios, patrulhamento de alto risco, intervenção em estabelecimentos prisionais, atuação em praças desportivas e ocorrências de maior complexidade.

Durante os 13 dias, em regime com dedicação exclusiva e carga horária de 165 horas aula, os alunos foram constantemente avaliados quanto à correta execução nas atividades típicas de operações de controle de distúrbio, como direitos humanos, tecnologia de menor potencial ofensivo, ações integradas de tropas a pé e montada, entre outras disciplinas.

O Sd Andre de Pinho Ribeiro tem 23 anos e incluiu na Brigada Militar em julho de 2022, entrevistado pelo jornalista e Tenente da reserva Everton Ribeiro falou sobre o significado de estar na Brigada Militar e porque fez o estágio.

"Realização de um sonho, sempre gostei da área de segurança pública. Dar amparo as pessoas indefesas e oprimidas, prestar um atendimento policial de qualidade a sociedade gaúcha, são coisas que me motivam a trabalhar, para isso, buscarei especializações para oferecer o melhor de mim e bem representar a Brigada Militar. Eu sempre vi a atuação do 5° Bpchq, admiro o serviço de controle de distúrbios e patrulhamento tático que o batalhão realiza, além disso, prestar o apoio aos colegas que atuam nos batalhões de área, quando tiverem em ocorrências de grande vulto." relatou o Sd Pinho.

Comunicação Social do CRPO Sul

Texto: Sd Taiara Cabreira/Ten RR Everton Ribeiro

Brigada Militar