Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Programa Novo Rumo

Placa Programa Novo Rumo 1
Placa Programa Novo Rumo 1 - Foto: Divulgação BM

Breve história

O Programa surgiu no ano de 2017 em razão dos diversos crimes no campo que estavam ocorrendo na região do Alto Uruguai, área de atuação do 13º Batalhão de Policia Militar, com sede em Erechim e 36 municípios sob sua área de atribuição.
O então Major Uilson Leri Cecconello, Cmt do Batalhão (hoje Ten Cel da reserva) procurou durante uma prova do Erechim Rally Brasil um parceiro e especialista na área o Sr. André G. Martinovski para viabilizar algo semelhante que era feito durante as provas de rally e pudesse ser utilizado pelos policiais possibilitando chegar mais rapidamente para o atendimento destas ocorrências no campo.

No mesmo ano foi implementado um plano piloto em três municípios, Quatro Irmãos, Getúlio Vargas e Erebango. No ano seguinte, outros municípios buscaram a implementação do Programa.

Desde então, verificou-se uma importante redução dos indicadores de criminalidade no meio rural.

O que é o Programa Novo Rumo?

O Programa Novo Rumo é uma estratégia de polícia ostensiva que busca a prevenção e o combate de delitos, bem como a manutenção da segurança pública especialmente na área rural através da aproximação e perfeita integração da Brigada Militar com a comunidade local e regional.

O programa visa potencializar todas as ações da Brigada Militar na área de responsabilidade do 13°BPM, com a finalidade de facilitar e agilizar o atendimento de ocorrências no meio rural para atividades de emergências policiais, médicas e incêndios.

É o mapeamento de vias e o cadastramento das propriedades situadas no meio rural por intermédio da coleta das coordenadas geográficas latitude e longitude de cada área de terra de acordo com a documentação constante no registro de imóveis sendo tais dados disponibilizados às guarnições de serviços da Brigada Militar por meio de smartphones.

Placas identificativas

As placas identificam as propriedades e mostram que aquela propriedade tem o atendimento ágil da Brigada Militar, Bombeiros e Saúde quando de uma emergência. Possuem o tamanho de 60x40cm, em PVC 3mm. As placas foram desenvolvidas para criar um padrão e para que as mesmas chamassem a atenção de quem se aproxima da propriedade para que tivessem um alerta de atendimento ágil pelas forças de segurança.

Resultados obtidos

A melhoria da segurança pública no meio Rural é um dos fatores que podem contribuir na minimização do êxodo rural, estimulando a permanência do produtor rural com menor probabilidade de ser vítima de algum tipo de delito e assim potencializar o agronegócio.

Brigada Militar