Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sobre o CPM

Fachada do Prédio do CPM - Canoas
Comando de Policiamento Metropolitano - Canoas - Foto: Sd Silvana

O Comando de Policiamento Metropolitano foi criado em 26 de abril de 2001 pelo Decreto Estadual nº 40.735 de 26/04/01, que alterou o Decreto Estadual 40.624, de 12/02/01, sendo designado CRPO-M 9.2, denominação alterada posteriormente, em 17 Set 2001, para Comando de Policiamento Metropolitano.

O Comando Metropolitano está instalado em Canoas, e é constituído pelo 15º Batalhão de Polícia Militar (15ºBPM), também com sede em Canoas; 17º  Batalhão de Polícia Militar (17ºBPM), sediado em Gravataí;  18º Batalhão de Polícia Militar (18ºBPM),  em Viamão;  24º Batalhão de Polícia Militar (24ºBPM), em Alvorada;  26º Batalhão de Polícia Militar (26ºBPM), em Cachoeirinha; 33º Batalhão de Polícia Militar (33ºBPM), em Sapucaia do Sul e 34º Batalhão de Polícia Militar (34ºBPM),  em Esteio.

Fachada CPM
Fachada CPM - Foto: Sd Bruna - Comunicação social CPM

 Missão

Exercer diuturnamente, as atividades de Polícia Ostensiva, objetivando a preservação da ordem pública e a incolumidade das pessoas e do patrimônio, provendo, em consequência, Segurança Pública com eficiência em toda área de abrangência do Comando Metropolitano.

Características Regionais

A região possui uma área de responsabilidade territorial de 4.950 quilômetros quadrados e uma população de um milhão, setecentos e dez mil, quatrocentos e oitenta e sete habitantes.

Visando o combate à criminalidade, o Comando Metropolitano desenvolve ações em conjunto com vários órgãos da Segurança Pública. E por meio de suas Unidades operacionais, presta policiamento preventivo em eventos locais, também presta policiamento em alguns eventos tradicionais promovidos pelos municípios, com destaque para a EXPOINTER, maior feira de exposição de animais da América Latina, realizada anualmente em Esteio, ocorre sempre no final do mês de agosto e no início de setembro, mobilizando efetivo do entorno da região visando proporcionar segurança a todos participantes.

Atualmente, o Comando prima também pelo policiamento comunitário e se faz presente nas escolas com o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), na proteção das mulheres vítimas de violência doméstica com as Patrulhas Maria da Penha, nos comércios com as visitas comunitárias.

Área de atuação

O CPM é subordinado ao Comando-Geral da Brigada Militar, tem como competência administrar as atividades de polícia ostensiva e de segurança pública em sete municípios, sendo executadas pelas seguintes unidades:

15º BPM - Canoas e Nova Santa Rita:

17º BPM - Gravatái e Glorinha;

18º BPM - Viamão;

24º BPM - Alvorada;

26º BPM - Cachoeirinha;

33º BPM - Sapucaia do Sul e

34º BPM - Esteio.

 

Localização

O CPM é sediado junto ao Quartel do 15º BPM, na Avenida Santos Ferreira, nº 4321, Bairro Estância Velha, Canoas.

00:00:00/00:00:00

Aniversário 22 anos do CPM e 186 anos da Brigada Militar

Aniversário 22 anos do CPM e 186 anos da Brigada Militar Crédito: Sd Giliard Bagé, Sd Damires, Sd Henckel, Sd Werle, Sd Sandroar


Locais

Brigada Militar