Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Solenidade de juramento marca o ingresso de novos tenentes no oficialato da Brigada Militar

Honras militares, presença de familiares e autoridades celebraram conclusão do Curso Básico de Administração Policial Militar

Publicação:

Tenentes aparecem com as espadas após o recebimento pelas madrinhas e padrinhos.
Os tenentes receberam a espada, símbolo de honra, liderança e compromisso - Foto: Sd PM Caneppele PM5

Em uma cerimônia marcada por emoção, tradição e reconhecimento, a Brigada Militar realizou, nesta sexta-feira (09/01/2026), a solenidade de juramento dos tenentes da Corporação que concluíram o Curso Básico de Administração Policial Militar (CBAPM) – 2024/2025. O ato simbolizou oficialmente o ingresso dos novos formandos no oficialato da BM, reunindo autoridades civis e militares, além de familiares e convidados que acompanharam de perto esse momento decisivo na carreira dos PMs.

Novos tenentes no campo da Academia de Polícia Militar de Porto Alegre.
Solenidade de juramento dos tenentes da Corporação que concluíram o Curso Básico de Administração Policial Militar (CBAPM) - Foto: Sd PM Caneppele PM5

A solenidade foi realizada com honras militares e teve início com a execução do Toque do Veterano, em homenagem aos homens e mulheres que dedicaram suas vidas ao serviço policial militar. A tropa em forma foi composta por 64 alunos-oficiais do Curso Superior de Polícia Militar (CSPM) e pela Banda de Música da Ajudância-Geral da Brigada Militar, conferindo ainda mais solenidade ao evento.

Durante a cerimônia, os tenentes receberam a espada, símbolo de honra, liderança e compromisso, que foi entregue pelas madrinhas e padrinhos. Também prestaram o juramento que marca o início de uma nova etapa profissional. As espadas foram abençoadas pelo capelão honorífico da Brigada Militar, padre Alexandre Chaves.

Exemplo e liderança

Autoridades durante a solenidade.
Chefe do Estado-Maior, coronel PM Luigi, Secretário de Segurança Pública, Ikeda e Subcomandante-Geral da BM, coronel PM Douglas - Foto: Sd PM Caneppele PM5

Ao se dirigir aos novos oficiais, o subcomandante-geral da Brigada Militar, coronel PM Douglas da Rosa Soares, destacou a relevância do momento e a responsabilidade que passa a acompanhar o posto de tenente. “Estes homens e mulheres estão hoje ascendendo ao oficialato da Brigada Militar. São aqueles que vão servir de exemplo e de liderança nas ações e operações desencadeadas para proteger o povo gaúcho”, afirmou. Segundo ele, a presença de familiares, amigos e integrantes da Corporação reforça o reconhecimento à importância da missão que agora lhes é confiada, considerada essencial para a sociedade.

O coronel Douglas também ressaltou as reduções nos indicadores criminais no Estado e o cenário de maior tranquilidade vivenciado atualmente no Rio Grande do Sul. “Essa tranquilidade é um trabalho feito a várias mãos, entre várias instituições”, destacou. Em sua fala, reforçou ainda o papel da liderança justa e ética: “Liderem com sabedoria. Façam da sua gestão exemplo. Os homens e mulheres que os senhores e senhoras passarão a liderar querem líderes justos, justos consigo mesmos e, principalmente, com aqueles que caminham dentro da retidão”. Para ele, a partir desse momento, a responsabilidade pela preservação da segurança, do cumprimento das leis e do modo de vida da sociedade gaúcha passa a ser também compartilhada com cada um dos novos tenentes.

Orgulho pelas trajetórias

O secretário da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, coronel PM Mário Yukio Ikeda, ressaltou que a formatura representa muito mais do que um ato protocolar. “Ela simboliza o início de uma nova e importante fase da carreira de oficial da Brigada Militar. A partir deste momento, os senhores assumem novas responsabilidades e o dever permanente de liderar pelo exemplo”, afirmou. Ikeda destacou ainda o orgulho pelas trajetórias construídas ao longo de mais de duas décadas de trabalho dos formandos e reconheceu em cada um deles “o potencial de liderança, coragem e compromisso necessários para enfrentar os desafios cada vez mais complexos da segurança pública”.

Segundo o secretário, a formação na Brigada Militar vai além do preparo técnico e operacional. “Ela é a forja do caráter, da disciplina e da compreensão do papel do policial militar como garantidor da ordem e da proteção da vida”, enfatizou. Ao encerrar sua manifestação, reforçou que a liderança se constrói com integridade, exemplo e respeito, consolidando a confiança da tropa e projetando a Brigada Militar para o futuro, parabenizando os novos tenentes pela conquista.

O Curso Básico de Administração Policial Militar, concluído pelos PMs, teve carga horária de 942 horas-aula, desenvolvidas nos anos de 2024 e 2025. A grade curricular incluiu disciplinas como Planejamento e Fiscalização Operacional, Tomada de Decisão e Liderança, Inteligência Policial, Gestão Financeira e de Pessoas, Sistema Informatizado, entre outras áreas fundamentais à atividade policial. Com a conclusão do curso, os novos tenentes estão aptos ao exercício de suas funções profissionais em defesa da sociedade gaúcha.

Autoridades

Entre as autoridades que prestigiaram a solenidade estiveram o chefe do Estado-Maior da Brigada Militar, coronel PM Luigi Gustavo Soares Pereira; membros do Conselho Superior da Brigada Militar; o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel BM Julimar Fortes; o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Moisés Barboza; a delegada Cristiane Pache, diretora-geral da Academia de Polícia Civil (Acadepol), representando o chefe de Polícia Civil; o deputado estadual Capitão Martins, representando a Assembleia Legislativa; além de oficiais e praças da Brigada Militar e do capitão de mar e guerra Flávio Firmino dos Santos, da Capitania dos Portos de Porto Alegre.

Texto: jornalista Marcelo Miranda - SC PM5/Brigada Militar

Brigada Militar