Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sobre o 22º BPM

Em 20 de dezembro de 1930, o decreto do prefeito Frederico Leopoldo Dexheimer extinguiu a polícia administrativa do município, passando a Brigada Militar a assumir a função de assegurar a ordem pública na região. Inicialmente localizou-se o quartel da Brigada Militar no prédio da prefeitura, juntamente com o Presídio Municipal e Delegacia de Polícia. Nesta época foi comandada pelo então 2º Sargento Germano Oscar Mauhs. Após, em 1942 era comandada pelo 3º Sargento Assunção R. Rodrigues.

 Em 1955 assumiu o comando o Tenente Pedro Siebra que, aliás, segundo relatos populares desempenhava muitos projetos sociais, inclusive hoje a Prefeitura Municipal de Lajeado possui uma comenda, nomeada Capitão Pedro Siebra em homenagem as pessoas que se destacam em suas atividades sociais no município, justamente fazendo essa alusão a pessoa do “Capitão Pedro Siebra”, bem como há uma rua no município que recebeu essa denominação.

 Em 1968 instalou-se definitivamente a guarnição da Brigada Militar no prédio que anteriormente sediava a usina da empresa "Força e Luz Lajeadense Ltda.", elevada então à categoria de Companhia do 5º Batalhão de Polícia Militar, de Montenegro, estruturada em três pelotões:

 - 1º Pel - Lajeado, compreendendo os municípios de Lajeado, Arroio do Meio, Boqueirão do Leão, Progresso e Cruzeiro do Sul;

- 2º Pel - Estrela, compreendendo os municípios de Estrela, Bom Retiro e Taquari;

- 3º Pel - Encantado, compreendendo os municípios de Encantado, Muçum, Roca Sales e Nova Bréscia.

 Em 1989 houve reestruturação na 3ª Companhia, desligando-se o Pelotão de Estrela, que passou a constituir a 4ª Companhia do 5º BPM, e criando-se o 3º Pelotão de Arroio do Meio, com circunscrição sobre os municípios de Arroio do Meio, Progresso e Pouso Novo, passando Encantado a sediar o 4º Pelotão. Acrescentou-se ao 1º e 2º Pelotões, de Lajeado, os municípios recentes de Santa Clara do Sul e Sério; ao 3º Pelotão, o município de Pouso Novo, e ao 4º Pelotão, o município de Relvado.

Em 1993 a 3ª Companhia passou a constituir o destacamento especial do 5º BPM, acrescida à sua circunscrição os municípios de Marques de Souza (1º Pelotão), Doutor Ricardo e Vespasiano Corrêa (4º Pelotão).

Em 1998, passa o destacamento especial de Lajeado a constituir o Comando Regional de Policiamento Ostensivo Vale do Taquari, com circunscrição abrangendo todos os municípios do conselho de desenvolvimento do Vale do Taquari (CODEVAT), como um órgão regional, e é criada a Companhia PM de Lajeado com circunscrição nos limites do município.

Por fim, através da portaria n° 181/EMBM/05, publicada no boletim geral n° 130/05, em 15 de junho de 2005, cria-se o 22º Batalhão de Polícia Militar, tendo como primeiro comandante o Maj Paulo Rogério Farias Medeiros.

Atualmente o 22º BPM tem como responsabilidade territorial quatro companhias e 26 municípios.

Sendo elas :

1° Companhia- com sede  na cidade de  Lajeado. Abrange os munícipios de Lajeado, Cruzeiro do Sul, Santa Clara, Forquetinha, Sério e Canudos Vales.

2° Companhia - com sede na cidade de Encantado. Abrange os munícipios de Encantado, Roca Sales, Muçum, Vespasiano Corrêa, São Valentim do Sul, Dois Lajeados, Nova Bréscia, Relvado e Coqueiro Baixo.

3° Companhia -com sede na cidade de Arroio do Meio. Abrange os munícipios de Arroio do Meio, Capitão, Marques de Souza , Progresso, Travesseiro e Pouso Novo.

4°Companhia- com sede na cidade de Arvorezinha. Abrange os munícipios de Arvorezinha, Putinga, Doutor Ricardo, Anta Gorda e Ilópolis.

Conteúdos relacionados

Brigada Militar