Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Ação integrada entre Brigada Militar e PRF tira de circulação mais de 800 quilos de maconha em apenas um dia

No total, foram apreendidas 1,3 toneladas de maconha em uma semana

Publicação:

Durante a madrugada, em frente ao posto da PRF, aparecem as viaturas dessa Polícia e da BM. Ao lado delas, estão as caixas que representam a grande apreensão de maconha.
Em Passo Fundo, foram apreendidos 630 quilos de maconha e três homens foram presos - Foto: 3 RPMon

As grandes apreensões de drogas já são uma marca da Brigada Militar. Durante a semana de 11 a 17 de janeiro de 2026, foi apreendido o total de 1.381,87 quilos de drogas. Entre maconha, cocaína e crack, esse total representa uma média diária de 197,41 quilos apreendidos. Este resultado evidencia a atuação incansável de policiais militares presentes em todos os municípios gaúchos por 24 horas.

Um automóvel aparece com uma das portas traseiras abertas por meio da qual é possível ver os pacotes da droga apreendida.
Em Sarandi, um homem foi preso com 244 quilos de maconha no carro - Foto: 3 RPMon

Os destaques dessa semana foram as duas ações integradas entre a Brigada Militar e a Polícia Rodoviária Federal que possibilitaram a retirada de circulação do total de 874 quilos de maconha. Foram duas ocorrências registradas no último sábado (17/01). Na primeira, em Passo Fundo, foram apreendidos 630 quilos de maconha e três homens foram presos, nas proximidades da RS-324 com a BR-285. Na segunda, na BR-386 em Sarandi, um homem foi preso com 244 quilos de maconha. As ações integradas das forças de segurança fortalecem o combate ao crime organizado e potencializam as ações de proteção à sociedade.

Tão importante quanto é destacar que, as 14.294 ocorrências atendidas, 2.042 em média por dia, resultaram na prisão em flagrante de 1.186 pessoas e na apreensão de 96 armas de fogo, 14 por dia em média, segundo os dados da Adjuntoria de Planejamento, Estatística e Registro Operacional. A Brigada Militar, que está sempre pronta para atender a todo o tipo de chamado, ainda realizou durante o período (11-17/01) , a fiscalização de 76.513 veículos com a autuação de 7.864. As visitas às vítimas de violência doméstica e familiar que têm medidas protetivas de urgência, estão mantidas também no litoral por meio da Operação Golfinho. Nessa semana, as Patrulhas Maria da Penha realizaram 1.647 visitas, tendo sido 235 por dia em média. A Brigada Militar segue atuando de forma firme e constante na preservação da segurança e no combate à criminalidade.  

Texto: jornalista Eliege Fante, servidora civil na PM5/BM

Brigada Militar