Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Programa ANJOS

BM lança Programa Anjos
BM lança Programa Anjos - Foto: BM

A união de esforços do Comando Geral, do Departamento de Saúde e do Departamento de Ensino da Brigada Militar permitiu o surgimento de uma ação institucional inovadora focada na prevenção ao suicídio e na promoção em Saúde Mental para o efetivo: o Programa Anjos.

A partir de um curso introdutório de Capacitação em Saúde Mental (CCSM), bem como atividades posteriores de educação continuada, o Programa Anjos visa formar militares estaduais com a designação de facilitadores. Estes indivíduos, dos mais diversos postos/graduações, distribuídos por unidades em todas as regiões do estado, e identificados com o brevê do programa, são treinados para difundirem conhecimentos adequados sobre saúde mental entre seus pares, auxiliando na diminuição do estigma na corporação. Além disso, são conhecedores da rede de atendimento especializado da instituição, indicando-a quando necessário.

A primeira edição do CCSM formou 137 facilitadores no ano de 2020 e a segunda, em 2021, contou com 178 alunos.

00:00:00/00:00:00

Pensando na saúde mental da tropa, Brigada Militar lança Programa Anjos

A Brigada Militar tem voltado o olhar, cada vez mais, para a saúde mental da sua tropa e após discussões o Comando-Geral, Departamento de Saúde e Departamento de Ensino da Instituição uniram esforços e decidiram criar um programa que atenda essa demanda. Crédito: Brigada Militar

Brigada Militar