Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Projeto de sustentabilidade da BM é destaque no South Summit Brazil

Projeto-piloto de energia solar e viaturas elétricas é pioneiro no país

Publicação:

Foto mostra oficiais da Brigada Militar perfilados em frente ao painel onde aconteceu a apresentação.
Oficiais da BM participam da apresentação no South Summit Brazil - Foto: Soldado Lucas Oliveira/PM5

O South Summit Brazil recebeu apresentação do projeto-piloto de sustentabilidade e descarbonização da Brigada Militar na manhã desta sexta-feira (11/4). Na ocasião, o tenente-coronel Hermes Völker, atual comandante do 9º BPM, apresentou o projeto – pioneiro entre as polícias militares do Brasil – de geração distribuída (energia solar) e utilização de viaturas elétricas. O evento aconteceu das 11h30 às 12h, no Espaço do Governo do Rio Grande do Sul, no estande do Marketplace.

“Hoje é um dia muito especial para a Brigada Militar, pois a gente consegue dar visibilidade para a Instituição dentro de uma feira internacional de inovação e sustentabilidade. A Brigada Militar, dentro do seu planejamento estratégico, mostra um case de sucesso voltado à sustentabilidade, à economia dos recursos públicos e à mitigação das mudanças climáticas que pode ser modelo não só para outras unidades da Brigada Militar, como também para outros órgãos públicos e instituições”, comentou o tenente-coronel Völker.

Na ocasião, o oficial apresentou a iniciativa da BM para o público, além de conversar com a imprensa presente na apresentação. Entre os presentes no evento, estiveram o subcomandante-geral da BM, coronel Douglas da Rosa Soares, o chefe do Estado-Maior da BM, coronel Luigi Gustavo Soares Pereira, e o comandante do Comando de Policiamento da Capital (CPC), coronel Fábio da Silva Schmitt.

Inovação que entrega valor

O projeto de sustentabilidade do 21º BPM foi implementado em 2024. A iniciativa previu a instalação de um estacionamento coberto com 60 placas de produção de energia solar e de quatro estações de carregamento de veículos elétricos na unidade. Também foram adquiridas viaturas e motocicletas elétricas para o batalhão. O investimento total foi de R$ 455 mil reais, com recursos captados junto a outros órgãos públicos, e a expectativa é de uma economia anual de R$ 60 mil.

A iniciativa foi desenvolvida por meio do Escritório de Projetos do 21º BPM, uma unidade criada em 2023, com foco na melhoria da gestão, eficiência e transparência e na execução de ações especiais no âmbito do batalhão. O projeto-piloto já está em fase de estudos para possível implementação em outras unidades da Instituição. A ideia é fortalecer o compromisso com a sustentabilidade, a descarbonização e a responsabilidade social.

Brigada Militar