Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

BM acompanha PF em cumprimento de mandado em investigação de combate ao trabalho análogo à escravidão

Publicação:

Foto mostra policial militar de costas com destaque para o bracelete da Corregedoria-Geral da Brigada Militar
Programa tem o objetivo de apurar ameaças sofridas por policiais militares

A Corregedoria-Geral da Brigada Militar acompanhou a Polícia Federal, nesta sexta-feira (17/3) a cumprir um mandado de busca e apreensão em Bento Gonçalves, dentro da investigação de combate ao trabalho análogo à escravidão na região da Serra. A ação teve como objetivo coletar novos elementos de prova para esclarecimento dos fatos ocorridos em fevereiro.

Denominada Operação Descaro, a ofensiva é realizada pela PF, responsável pela investigação no âmbito criminal civil. Ao todo, foram cumpridos sete mandados - Bento Gonçalves (6) e Garibaldi (1).

Ao prestar apoio à PF, a Corregedoria da BM teve como alvo um soldado lotado no 3º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas, que já havia sido afastado das atividades. O PM foi retirado do patrulhamento, colocado em serviço interno e teve o armamento recolhido.

O afastamento ocorreu durante as investigações da Corregedoria, que abriu um inquérito policial militar (IPM) para apurar eventual participação dele no caso.

A BM reitera que também está colaborando com os trabalhos da Polícia Federal. O andamento dos trabalhos não é informado para não atrapalhar a investigação. Por este motivo a Corregedoria não divulga o quantitativo de investigados.

Brigada Militar