Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Brasão do 4º BPM

Brasao 4 bpm 1
27160002-brasao-4-bpm-1.jpg

“Decreto nº 32034 de 18 de out de 1985. INSTITUI O BRASÃO D’ARMAS E O ESTANDARTE HISTÓRICO DO 4° BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR DO ESTADO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS; O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, no uso das atribuições que lhe confere o artigo 66, item VII, da Constituição do Estado, DECRETA: Art 1° - Ficam instituídos o Brasão D’Armas e o Estandarte Histórico do 4° Batalhão de Polícia Militar, da Brigada Militar do Estado. Art 2° - As honrarias de que trata o artigo primeiro do presente Decreto têm as características, a descrição e a simbologia constantes do anexo que passa a fazer parte integrante do presente Decreto. Art 3° - As honrarias aqui instituídas deverão ser usadas de acordo com o estipulado em regulamentação própria já existente e complementados pelo Comando da Brigada Militar. Art 4° - Revogadas as disposições em contrário, este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação.
PALACIO PIRATINI em Porto Alegre, 18 de outubro de 1985 JAIR SOARES Governador do Estado

CARACTERIZAÇÃO DO BRASÃO D’ARMAS DO 4° BPM: Escudo inglês, esquartelado, com cótica em chefe sob remontado. Abismo, centro ou coração, (CALB) em lisonja. O escudo é encimado por uma coroa aberta, ou coronel, em ouro e sobreposto a um listel, em vermelho, com a divisa “21 de fevereiro de 1924”, em ouro. Chefe coticado e sobremontado em verde e vermelho, tendo quatro estrelas de ouro como peças diminutas; ponto de honra em lisonja, com campo vermelho, tendo dois sabres, de prata, cruzados e sobrepostos na intercessão, uma estrela de cinco pontas, em ouro; no cantão destro do flanco, em campo de prata, a “pelota“, em púrpura; no cantão sinistro do flanco, em campo verde, uma “bugra” em ouro; no cantão destro da ponta, em campo verde, as ”Pistolas de Clark”, em ouro; no cantão sinistro da ponta, em campo de prata, a Cruz de Cristo, em vermelho;

SIGNIFICADO DOS SEUS COMPONENTES ESCUDO = O escudo é a parte mais importante do brasão, figurando nele as peças demonstrativas de ascendência, da posse, do domínio e da atividade da Corporação ou Unidade. QUATRO ESTRELAS = As quatro estrelas douradas, em chefe, significam as batalhas que a Unidade participou desde a sua criação: Batalha de Uruguaiana, contra as forças de Honório Lemes, onde teve participação ativa a 2ª Companhia do Batalhão, 1925. Combates do “Morro Frio” e “ Morro Sujo”, quando integrou o Destacamento Colatino, na Campanha do “Rio Paraíba”, em 1932. Ainda em 1932, integrando o Destacamento Colatino, no combate final travado em meados do mês de outubro daquele ano. (* ver Obs./1). PELOTA = Canoa de couro, semelhante a um bote, feita de couro de boi, dobrado em sua largura e cosido ou amarrado nas suas extremidades. Este utensílio deu origem ao nome do município onde nasceu e continua a prestar serviços o 4° Batalhão de Polícia Militar.

BUGRA = Corneta antiga (corneta em ré), que serviu de símbolo aos batalhões de caçadores, cuja origem vem das primitivas trompas dos caçadores, significando as antigas designações que teve o Batalhão, como tropa a pé. (* ver Obs/2 ).

AS PISTOLAS DE CLARCK = Símbolo universal de Polícia Militar, significando a função ou a atividade do Batalhão.

A CRUZ DE CRISTO = Na Antigüidade, símbolo religioso da época em que se desenvolveu a cavalaria dando origem às “ Ordens dos Cavaleiros” . Relembra a origem histórica da Unidade – 4° Batalhão de Infantaria Montado – bem como outras denominações que teve no passado – 3° Regimento de Polícia Montado e 4° Regimento de Polícia Rural Montado.

OS SABRES DE PRATA = Os Sabres cruzados que tem sobreposta na intercessão uma estrela de cinco pontas, em ouro, significando a origem do Batalhão, criado na época da campanha revolucionária de 1924 `1927, participando ativamente em todas as operações, nestas ocasiões o 319° Corpo Auxiliar – como Destacamento Coronel Juvêncio, integrou a 2ª Divisão de Cavalaria. E em 1932 como 4° Batalhão de Infantaria, sob as ordens do Tenente Coronel Mirandolino Machado, integrado ao Destacamento Colatino, fez parte da 1ª Divisão de Infantaria, do Exército Leste.
Coroa Aberta ou Coronel = Símbolo de soberania, símbolo dos vitoriosos, símbolo de celebração de triunfo de origem militar, destinados aos homens que se distinguiam na guerra ou que salvavam a vida de cidadãos.

LISTEL = fazendo parte dos ornatos exteriores do escudo, o listel contém divisas, legendas ou gritos de guerra. No caso presente o listel porta a divisa: “21 de fevereiro de 1924”, significando e destacando a data de criação do Batalhão, em plena época guerreira, razão pela qual a divisa está colocada em campo vermelho. Esmaltes (cores e metais) a) O ouro = riqueza, nobreza, majestade edignidade; b) Prata = serenidade, simplicidade, prudência, equilíbrio e paz; c) Vermelho = coragem, força, determinação e justiça; d) Verde = esperança, fé e confiança.

Significado Geral O 4° Batalhão de Polícia Militar, da Brigada Militar do Estado do RS, nasce na época da campanha revolucionária de 1924 à 1927 ( lisonja em vermelho com dois sabres cruzados, em preto, e na intercessão de uma estrela de cinco pontas em ouro), na cidade de Pelotas ( cantão destro do flanco, a “ Pelota “). Nascido como 4°Batalhão de Infantaria Montado, foi 4º Batalhão de Caçadores, 3° Regimento de Polícia Rural Montado e 4° Regimento de Polícia Rural Montado ( “Cruz de Cristo” no cantão sinistro da ponta, “Bugra” no cantão sinistro do flanco; as “Pistolas de Clarck” no cantão destro da ponta) (*Ver Obs/3). Participando das batalhas de 1925 a 1932, foi vitorioso em “Morro Frio”, “ Morro Sujo”, “Batalha de Uruguaiana “ e “ Campanha do Rio Paraíba” ( chefe coticado e sobremontado em verde e vermelho, com as quatro estrelas em ouro). Toda esta história simbolizada pelas armas falante apostas no escudo, está coroada pelo símbolo dos vitoriosos, pelo símbolo da celebração do triunfo (Coroa aberta ou Coronel e amparada na base de tudo, a origem do Batalhão, “21 de fevereiro de 1924” (listel)).

Brigada Militar