Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Brigada Militar alinha plano de segurança para jogo Inter x Bragantino no Beira-Rio

Uso intensivo de tecnologia, com aeronaves, drones, câmeras e monitoramento em tempo real para garantir tranquilidade

Publicação:

Dupla de PMs aparece em pé diante de um público de PMs ouvindo a apresentação do cenário operacional.
A reunião estratégica foi coordenada peo Coronel PM Fábio da Silva Schmitt, responsável pelo Comando de Policiamento da Capital - Foto: Sd PM Renan/PM5

Com o apoio integrado de todas as forças de segurança, a Brigada Militar estruturou um forte esquema preventivo para o jogo entre Internacional e Bragantino, priorizando a atuação antecipada e o uso intensivo de tecnologia, com aeronaves, drones, câmeras e monitoramento em tempo real. O objetivo é garantir a tranquilidade dos torcedores antes, durante e após a partida deste domingo (07/12) pela 38ª rodada do Brasileirão 2025. Os portões do estádio serão abertos às 14 horas.

A Sala aparece lotada de policiais e duas pessoas aparecem diante do público. Atrás da dupla, há um quadro  com imagens do plano estruturado.
O objetivo é garantir a tranquilidade dos torcedores antes, durante e após a partida deste domingo (07/12) - Foto: Sd PM Renan/PM5

Na manhã desta sexta-feira (05/12), no Centro Integrado de Operações e Emergência (Copom), em Porto Alegre, a BM realizou uma reunião estratégica e apresentou o cenário operacional. Estavam presentes diversas entidades envolvidas na operação, coordenada pelo Coronel PM Fábio da Silva Schmitt, responsável pelo Comando de Policiamento da Capital (CPC).  “O principal ponto para nós é a prevenção. Diante da repercussão do jogo e acompanhando algumas movimentações nas redes sociais, já iniciamos ações antecipadas”, destacou o Coronel PM Schmitt. Ele reforçou que o encontro reuniu todos os atores responsáveis pela segurança para garantir a melhor experiência aos torcedores.

Monitoramento

Segundo o comandante, a BM atuará com tecnologia ampliada. “Vamos utilizar drones para monitorar o movimento no entorno do Beira-Rio. Teremos ainda o apoio do Batalhão de Aviação, acompanhando delegações e a movimentação da torcida, especialmente nos pontos mais próximos ao estádio.”

Dentro do Beira-Rio, o 1º Batalhão de Choque, pertencente ao CPC, atuará de forma especializada, enquanto demais efetivos do Comando de Policiamento da Capital estarão distribuídos nas vias de chegada e arredores. O 4º Regimento de Polícia Montada reforçará o policiamento nos principais itinerários de acesso.

O comandante do CPC também destacou atenção especial ao deslocamento dos torcedores vindos do Vale do Rio dos Sinos, sob responsabilidade do Comando de Policiamento Metropolitano, abrangendo Esteio, Sapucaia do Sul e Canoas.

“A BM está igualmente preparada com o efetivo do 9º BPM, no Centro de Porto Alegre, para responder rapidamente a qualquer desordem, especialmente nas estações da Trensurb e ao longo do trajeto entre a Borges de Medeiros e o Beira-Rio”, acrescentou o coronel Schmitt. Haverá forças táticas em vários locais para apoio, desde Novo Hamburgo até a capital. Todo o efetivo está convocado. Ninguém está de folga.

Presenças
Brigada Militar (1º BPChq; 4º RPMon; BAvBM; COM; CRPO VRS; CRPO CS; EMBM/PM2; 1º BPM; 11º BPM; 9º BPM; 19º BPM; 20º BPM; 21º BPM); Polícia Civil; Guarda Municipal de Porto Alegre; Federação Gaúcha de Futebol (FGF); Sport Club Internacional (Departamento de Segurança e Departamento de Operações de Jogos); Judiciário; Ministério Público; EPTC; Trensurb; DMLU; Corpo de Bombeiros Militar; Samu.

Texto: jornalista Marcelo Miranda – SC PM5/Brigada Militar

Brigada Militar