Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Brigada Militar completa 188 anos pronta para o presente e preparada para o futuro

Hoje (18/11) tem solenidade comemorativa com entrega de viaturas e homenagem na Assembleia Legislativa

Publicação:

Policiais de todas as especializadas da Brigada Militar com as respectivas viaturas e aeronaves.
A BM investe em equipamentos, tecnologia e treinamento preventivo - Foto: Sd Morch - PM5
Por Texto: jornalista Marcelo Miranda – SC PM5/Brigada Militar

A Brigada Militar completa 188 anos hoje, terça-feira (18/11), com melhora nos índices de criminalidade e também investimentos recentes em equipamentos, tecnologia e treinamento preventivo. “A Instituição evoluiu, há alguns anos, para um modelo de atuação baseado em dados científicos, identificando locais e horários de maior incidência criminal e posicionando o efetivo de forma estratégica, muitas vezes antecipando a ocorrência dos delitos”, enfatiza o Comandante-Geral da Brigada Militar, Cel PM Cláudio dos Santos Feoli.

A solenidade comemorativa da BM será nesta terça-feira (18/11), às 10h, na Academia de Polícia Militar, em Porto Alegre, com a entrega de 216 viaturas novas, presença do governador Eduardo Leite e de várias autoridades civis e militares. Esta comemoração faz parte da Semana da Brigada Militar, que iniciou no dia 15 e segue até 23 de novembro, com várias atrações. Na tarde desta terça-feira, haverá também, na Assembleia Legislativa do RS, uma homenagem aos 188 anos da Brigada Militar, a pedido do deputado estadual Carlos Burigo.

Acrescenta o Comandante-Geral Feoli que a gestão qualificada potencializa o trabalho da tropa e amplia a prevenção. Outro ponto fundamental é a integração com a Polícia Civil, que hoje opera de maneira coordenada com a Brigada Militar, unindo investigação e ação operacional. São vários os avanços da BM ao longo dos anos. Entre estes, o Cel PM Feoli destaca a renovação de grande parte da frota de viaturas da Brigada Militar com novos veículos semiblindados.

Proteção e tecnologia

A padronização e o nivelamento por cima dos armamentos dos policiais militares, a aquisição e doação de fuzis e armas de menor potencial ofensivo também são destacados pelo Comando-Geral. Além disso, há novos fardamentos, investimentos em redes de rádio criptografadas, integração com o sistema de cercamento eletrônico, uso de drones e câmeras corporais.

“Atualmente, o brigadiano que vai à rua tem todo um aparato de proteção e tecnologia à sua disposição. Isso faz toda a diferença para o operador. Proporciona confiança e tranquilidade para exercer a sua função e facilita a tomada de decisão. Mas nada disso seria possível sem que houvesse o treinamento. Costumamos falar na tríade de homem, equipamento e treinamento, e essa última parte é fundamental na operação”, explica o Cel PM Feoli. Segundo ele, ao longo dos últimos anos, “formulamos os maiores calendários de ensino da história da Instituição, para não só robustecer as atividades-fim, mas também as atividades-meio”.

SAIBA MAIS
– FORÇA DA BM EM NÚMEROS

* A Brigada Militar conta hoje com 21 comandos regionais, quatro comandos especializados, 57 unidades operacionais e 20 unidades especializadas, garantindo presença 24 horas por dia nos 497 municípios gaúchos.

* São ações militares marcadas pelo uso de tecnologia, análise criminal e policiamento preventivo baseado em evidências.

* Entre os recursos operacionais da BM estão sete aeronaves — três de asa fixa e quatro rotativas.

* Também serão adquiridas, até 2027, mais cinco aeronaves rotativas.

* A média diária operacional é de 1.340 viaturas, quatro embarcações, 832 smartphones e 4.722 PMs, entre janeiro e outubro de 2025.

* Entre as inovações estão as câmeras corporais, o aplicativo BMMob, que centraliza registros de ocorrências, e o Sistema de Fiscalização Operacional, que monitora em tempo real as ações de policiamento, ampliando a transparência e o controle interno.

* De janeiro a outubro de 2025, a Brigada Militar realizou 4.310 operações integradas, montou 179.654 barreiras policiais, abordou mais de 3,3 milhões de pessoas e fiscalizou mais de dois milhões de veículos.

* Os resultados incluem 82.956 prisões e 4.313 armas de fogo apreendidas.

* Esses números evidenciam o impacto direto das estratégias baseadas em evidências e da integração com outras forças de segurança.

* Outro eixo central é a valorização e proteção da vida — tanto da comunidade quanto dos próprios policiais.

* Além do uso de drones e instrumentos de menor potencial ofensivo, a Brigada vem consolidando práticas de análise criminal e aplicando o Manual de Defesa Policial Militar, que define protocolos de atuação em quatro cenários operacionais distintos.

* O Programa PM Vítima dá suporte a policiais feridos ou em situações de risco.

* O Sistema Avante é uma ferramenta de acompanhamento de indicadores criminais e metas de redução da violência.

* No campo da educação e cultura organizacional, a Brigada reformulou sua matriz curricular. Abriu sete mil vagas em cursos de especialização em 2025 e projeta mais de cinco mil vagas para 2026. Além disso, a partir de 2027, vai exigir nível superior para ingresso.

* A Corporação administra ainda dois hospitais próprios, um centro clínico e um centro médico-odontológico, reforçando o cuidado com a saúde de seu efetivo.

PROGRAMAÇÃO
19/11 – Viaturas elétricas
Outra novidade vai marcar a Semana da Brigada Militar. Foram adquiridas as duas primeiras viaturas 100% elétricas da Corporação. A entrega oficial será realizada no dia 19/11, às 16h, no 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Porto Alegre. Os veículos BYD Yuan Pro foram comprados com recursos da Justiça Estadual. No ano passado, a Brigada Militar já havia adquirido uma viatura híbrida, modelo BYD Song Pro.
20/11 – Rústica da Brigada Militar
A 2ª Rústica da Brigada Militar é aberta a toda a comunidade — categorias masculino e feminino —, além da participação de policiais militares. As inscrições já estão encerradas, com mais de 700 participantes. O evento ocorrerá na quinta-feira, 20 de novembro, na Rótula das Cuias, em Porto Alegre, com largada às 17h. Haverá premiação nas categorias geral masculino e feminino.
20 a 23/11 – Festival Hípico Noturno
Com o objetivo de participar das comemorações de aniversário da Brigada Militar, o 66º Festival Hípico Noturno (FHN) ocorre de 20 a 23 de novembro. Recebe esse nome porque as principais provas são disputadas à noite, como um diferencial na modalidade — mas muitas atividades também ocorrem durante o dia. O evento reúne cavaleiros e amazonas, militares e civis, do Exército Brasileiro, da Brigada Militar e de outras polícias militares do Brasil e dos países do Cone Sul.
23/11 – Remo comemorativo
O Remo Comemorativo – Comando Ambiental da Brigada Militar também faz parte das celebrações pelos 188 anos da Instituição. Será realizado no domingo, 23 de novembro, na Orla do Guaíba, em Porto Alegre, a partir das 8 horas. A atividade é simbólica e presta homenagem à Brigada Militar, com participação de equipes do Comando Ambiental e convidados.

Brigada Militar