Brigada Militar divulga terceiro balanço parcial da Operação Fronteiras e Divisas Seguras
Publicação:
A integração entre forças de segurança, Forças Armadas e órgãos civis tem sido o grande diferencial das Operações Simultâneas Brasil, Argentina e Uruguai - Operação Fronteiras e Divisas Seguras, garantindo presença efetiva do Estado e resultados expressivos nas regiões de fronteira e divisas.
O Exército Brasileiro presta apoio em terra, especialmente nas áreas de fronteira, enquanto a Marinha do Brasil fortalece as ações nas regiões fluviais e ribeirinhas. A Força Aérea Brasileira, por sua vez, atua na inteligência e monitoramento aéreo por radar, contribuindo para a vigilância e o controle do espaço nas áreas de operação. Cada Instituição, dentro de suas atribuições legais, atua de forma coordenada, seja em prisões, fiscalizações, patrulhamentos ou apreensões, demonstrando o comprometimento com a população e o controle das áreas de fronteiras e divisas.
A ofensiva já mobilizou 10.486 integrantes das forças participantes, com o emprego de 3.206 viaturas, 15 aeronaves, 105 drones, 106 embarcações e 101 cães policiais.
Desde o início da operação, 42.823 pessoas foram abordadas e 308 prisões efetuadas, das quais 62 por mandado de prisão. Também houve a apreensão de 14 adolescentes e a fiscalização de 29.576 veículos, resultando em 217 recolhidos e 22 recuperados.
As equipes apreenderam 9,3 toneladas de drogas, 21 armas de fogo, 4.484 munições, 591.860 maços de cigarros e R$ 46 mil em espécie, além de 422 estabelecimentos fiscalizados.
A Operação Fronteiras e Divisas Seguras é uma ação integrada entre a Brigada Militar, Polícia Militar de Santa Catarina, Polícia Militar do Paraná, Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, Departamento de Operações de Fronteira do Mato Grosso do Sul, Polícias das Províncias de Misiones e Corrientes, a Gendarmería Nacional Argentina, a Prefectura Naval Argentina, a Polícia Nacional da República Oriental do Uruguai, o Exército Brasileiro, a Marinha do Brasil, a Força Aérea Brasileira, a Polícia Rodoviária Federal, as Polícias Civis do RS, SC e PR, a Polícia Federal, as Receitas Federal e Estadual, e a Secretaria da Agricultura e Pecuária do RS.
⠀
O êxito das ações reflete o comprometimento e a cooperação entre as Instituições envolvidas, que unem esforços, experiência e recursos em prol de um objetivo comum: garantir a segurança e fortalecer a presença do Estado nas áreas de divisas e fronteiras.

