Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Brigada Militar intensifica o cerco ao crime organizado em Operações Simultâneas entre Brasil, Argentina e Uruguai

O lançamento oficial da Operação Fronteiras e Divisas Seguras aconteceu em Uruguaiana e houve solenidades nos demais municípios

Publicação:

Vista de cima mostra veículos das Polícias, fileiras de policiais, e dois tótens infláveis com os brasões das PMs de Santa Catarina e a Brigada do Rio Grande do Sul.
Solenidade de lançamento da Operação em Torres - Foto: Juliano Araújo/Torres
Três autoridades da segurança pública brasileira aparecem em pé exibindo um certificado.
Cel PM Douglas da Rosa Soares, Cel RR PM Átila Mesadri Pezzetta e Cel PM Cilon Freitas da Silva - Foto: CRPO EO

Aconteceu nesta terça-feira (04/11) o lançamento oficial da edição 2025 das Operações Simultâneas realizadas entre Brasil, Argentina e Uruguai. O Subcomandante-Geral da Brigada Militar, coronel PM Douglas da Rosa Soares, está presente em Uruguaiana no lançamento oficial da “Operação Fronteiras e Divisas Seguras” organizada pela Brigada Militar, e explica que este esforço é promovido periodicamente e por um determinado tempo para combater tanto os delitos transnacionais e de divisas interestaduais, como outros crimes que sejam de interesse mútuo das Polícias envolvidas. “Realizar as Operações Simultâneas permite a troca permanente de informações visando a preservação da ordem pública por meio de ações de prevenção e de repressão dos crimes de maior incidência na Região Sul do país que possam refletir em todo Brasil,” afirmou o Coronel PM Douglas.

O Comandante do CRPO Fronteira Oeste, sede do lançamento oficial das Operações Simultâneas, Coronel PM Cilon Freitas da Silva, destacou a união e a integração entre as forças de segurança dos três países no combate ao crime organizado. “Trabalhamos para garantir a segurança e a tranquilidade das nossas comunidades,” disse. A Brigada Militar mobiliza 14 comandos regionais e especializados e 34 Unidades.

As autoridades policiais estão em pé e ao fundo vê-se o rio Uruguai.
Representantes das polícias dos três países Argentina, Brasil e Uruguai - Foto: Brigada Militar

Os crimes de maior incidência enfrentados pelos três países do Sul do continente são o tráfico de drogas e de armas, contrabando, descaminho, roubo de gado e ilícitos envolvendo veículos e suas cargas. No Rio Grande do Sul, as ações serão desenvolvidas pela Brigada Militar na Faixa de Fronteira em conjunto com as Polícias Militares de Santa Catarina e do Paraná, com o Departamento de Operações de Fronteira da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul. E ainda, com as polícias da Argentina e do Uruguai (PNU), bem como com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), com as Polícias Civis dos três Estados do Sul do país, com Receita Federal, Receita Estadual do RS e Secretaria da Agricultura e Pecuária.

Texto: jornalista Eliege Fante, servidora civil na PM5/BM

Brigada Militar