Brigada Militar investe no constante aprimoramento de PMs
São 19 cursos em setembro totalizando 2.275 horas/aula de formações
Publicação:

A Brigada Militar executa, anualmente, um calendário de cursos visando proporcionar o desenvolvimento das potencialidades e o aperfeiçoamento técnico profissional para o exercício das funções dos policiais militares. Somente neste mês, são 19 cursos totalizando 2.275 horas/aula em setembro.
A carga horária varia conforme a complexidade da formação. Temos por exemplo, em andamento, o Curso de Instrutor de Tiro que possui 530 horas. Já o Curso de Gerenciamento de Crises para o Bope requer 155 horas. Entretanto, há cursos com carga horária menor, como o de Contramedidas de Segurança do Sistema Correcional de 60 horas.
Os PMs que atendem o 190, que são as chamadas de emergência, igualmente recebem qualificação por meio do curso de operador do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), com 120 horas. A adoção de novas tecnologias exige atualização constante, por exemplo com o Curso de Operações Policiais com Drone, de 90 horas.
Neste mês, o foco da formação sobre os temas ambientais, prementes na sociedade, reflete-se na 2ª edição do Curso Técnico de Fiscalização de Atividades Potencialmente Poluidoras de 80 horas. A cada mês, todas as especialidades dos policiais militares são contempladas em formações que visam manter a excelência do serviço prestado à sociedade gaúcha bem como a atualização necessária. É o caso do Curso de Especialização em Policiamento Rodoviário com 280 horas, da 8ª edição do Curso de Estágio Básico em Força Tática com 62 horas e da 10ª edição do Curso de Especialização em Cinotecnia com 500 horas.
Excelência na formação
A Brigada Militar preza pela qualificação de seus servidores mantendo um calendário de cursos robusto e enriquecido anualmente. O calendário de Cursos 2025, e outras informações relevantes, estão disponíveis aqui.
O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) celebrou, no início de setembro, a formatura de 25 agentes de segurança pública no Curso de Especialização em Conduta de Patrulha em Local de Alto Risco (Cecplar). Com 155 horas-aula, a capacitação reuniu policiais militares, policiais civis e membros da Força Aérea Brasileira e da Força da República do Uruguai. Este é um dos cursos mais estratégicos da instituição, criado em 2017 e inspirado em modelos nacionais de enfrentamento qualificado da criminalidade organizada e adaptado às realidades do Rio Grande do Sul. A edição de 2025 contemplou disciplinas como Gerenciamento de Crise, Técnicas e Táticas Policiais, Tiro Aplicado, Conduta de Patrulha, Combate em Ambientes Confinados (CQB), Planejamento Operacional, Abordagem Policial e Treinamento Físico Policial Militar (TFPM). O programa foi estruturado para preparar os formandos a atuarem com segurança, eficiência e qualificação em cenários de alto risco.
Destaca-se também formatura de 107 alunos que concluíram o Curso Básico de Atendimento Pré-Hospitalar em Combate (APH-C), com carga horária de 30 horas, realizado simultaneamente em Novo Hamburgo, Santa Maria, Erechim e Rio Grande. A formação reuniu policiais militares, policiais civis, policiais penais, policiais rodoviários federais e militares do Exército Brasileiro, promovendo integração entre diferentes forças de segurança em uma mesma capacitação.
A formatura simboliza não apenas a conquista individual do PMs, mas também o fortalecimento institucional da Brigada Militar. Os novos especialistas tornam-se multiplicadores da doutrina, reafirmando o compromisso da Corporação com a defesa da vida, a preservação da ordem pública e a promoção da paz social.
Texto: jornalista Eliege Fante, servidora civil da PM5, Sd PM Figueiredo do Bope