Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Brigada Militar promove aula inaugural de curso para qualificar atendimento em urgências e emergências em saúde mental

Iniciativa fortalece a preparação dos policiais militares com base em conhecimento técnico, direitos humanos e atuação integrada

Publicação:

O curso reúne fundamentos legais, direitos humanos, conhecimentos técnicos e metodologias práticas voltadas ao reconhecimento, manejo e encaminhamento adequado de ocorrências relacionadas à saúde mental
O curso reúne fundamentos legais, direitos humanos, conhecimentos técnicos e metodologias práticas - Foto: Sd PM Fontoura

A Brigada Militar realizou, nesta segunda-feira (22/06), a aula inaugural do Curso de Atendimento de Urgência e Emergência em Saúde Mental, nível Multiplicador, que inicia um novo passo na qualificação do efetivo para atuação em ocorrências envolvendo pessoas em sofrimento psíquico e em situações de crise. A capacitação é fruto da integração entre a Brigada Militar, a Secretaria da Segurança Pública e a Secretaria Estadual da Saúde e busca fortalecer uma abordagem técnica, humanizada e voltada à preservação da vida.

A abertura do curso contou com uma palestra virtual ministrada pelo coronel do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Diógenes Martins Munhoz, referência nacional na abordagem humanizada em tentativas de suicídio e criador da metodologia Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio (ATTS), atualmente utilizada por instituições policiais e Corpos de Bombeiros em diversos estados brasileiros. Na sequência, a programação prosseguiu com a palestra presencial da médica psiquiatra Roberta Rossi Grudtner, da Secretaria Estadual da Saúde, sobre contenção e Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

A capacitação é fruto da integração entre a Brigada Militar, a Secretaria da Segurança Pública e a Secretaria Estadual da Saúde e busca fortalecer uma abordagem técnica, humanizada e voltada à preservação da vida.
A capacitação é fruto da integração entre a Brigada Militar, a Secretaria da Segurança Pública e a Secretaria Estadual da Saúde - Foto: Sd PM Fontoura

Desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa da Brigada Militar, com execução do Departamento de Educação e Cultura (DEC), o curso foi estruturado para formar policiais militares multiplicadores, capazes de disseminar conhecimentos e boas práticas em suas unidades. O curso reúne fundamentos legais, direitos humanos, conhecimentos técnicos e metodologias práticas voltadas ao reconhecimento, manejo e encaminhamento adequado de ocorrências relacionadas à saúde mental, priorizando a preservação da vida, a redução de riscos, o uso proporcional da força e a integração com a Rede de Atenção Psicossocial.

Ao todo, serão realizadas cinco edições do curso, com 30 vagas cada. As duas primeiras são destinadas exclusivamente a policiais militares da Brigada Militar. Nas etapas seguintes, a capacitação será ampliada para integrantes de instituições coirmãs e policiais militares de outros estados, fortalecendo a troca de experiências e a padronização de protocolos de atendimento. As atividades acontecem de forma presencial entre os dias 22 e 26 de junho, no Departamento de Educação e Cultura da Brigada Militar.

--

Texto: jornalista Matheus Martins/PM5

Brigada Militar