Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Operações da Brigada Militar intensificam ostensividade policial e reduzem a prática de crimes

Publicação:

Militares aparecem em uma área de campo aberto e verde, em um dia ensolarado, céu azul. Atrás deles, aparecem as viaturas, sendo da BM, dos Bombeiros e do Exército. Aparece ao fundo um conteiner e uma paisagem aberta.
Operação Controle VIII em Pantano Grande, em apoio ao Exército - Foto: 2º BPM
Armas e municções aparecem sobre uma mesa. Ao fundo, estão dois banners, sendo um da DRACO e outro da BM.
Operação operações integrada com a Polícia Civil em Lajeado - Foto: Força Tática 22° BPM

A semana de 06 a 10/10 teve ações integradas, operações planejadas e contínuas da Brigada Militar. No âmbito das operações integradas, destacam-se duas. Uma delas foi realizada pela Força Tática do 22° Batalhão de Polícia Militar (22º BPM) com a Polícia Civil em Lajeado, que resultou na prisão de duas pessoas em flagrante por posse irregular de arma de fogo de uso restrito. A operação foi desencadeada após denúncias recebidas. Durante a abordagem, foram localizados dois revólveres de calibres distintos e com a numeração suprimida, além de dezenas de munições de calibres variados.

A outra foi em apoio ao Exército Brasileiro, quando o 2º BPM participou da Operação Controle VIII em Pantano Grande. Onde ocorreu inspeções em um clube de tiro, duas empresas de extração e mineração de calcário e em uma empresa de transporte de valores. O objetivo desta ação foi fiscalizar e controlar explosivos, armas, munições, produtos químicos, blindagens e clubes de tiro fazendo cumprir a legislação vigente.

Na esfera dos Comandos Regionais de Polícia Ostensiva (CRPO's), destacam-se as operações empreendidas no CRPO Nordeste, que abrange 31 municípios. Entre os resultados da Operação Plano Tático Operacional, estão as abordagens de 271 veículos, a identificação de 282 pessoas, 26 autuações e o recolhimento de dois veículos. Em Vacaria, o 10º BPM realizou a Operação PTO Nordeste – Fase XVIII, com o foco em abordagens a pessoas e veículos, verificação de documentação e fiscalização de trânsito. Foram abordadas 147 pessoas. De 122 veículos abordados, seis receberam autuação e um foi recolhido. E, em Nova Prata, a 3ª Cia Independente realizou a Operação Proscriptus, prendendo dois homens com mandados de prisão abertos. Em comum, os foragidos cometeram crimes sexuais.  

Cerco Fechado

No âmbito da Operação Cerco Fechado, quando os policiais militares incursionam áreas conhecidas pela prática de crimes, destacam-se os resultados em três municípios. Em Santa Maria, a Rocam do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon), prendeu um homem por tráfico de drogas. Foram apreendidas porções de maconha, aparelhos celulares, uma balança de precisão, dinheiro e uma faca. O suspeito possui antecedentes, como ameaça, lesão corporal, estelionato, furto qualificado, furto abigeato, dano e já constou como foragido.

Porções de drogas e cédulas de dinheiro distribuídos sobre uma mesa. Ao fundo, um banner com os brasões da BM
Um dos resultados da Operação Cerco Fechado em Farroupilha - Foto: 36 BPM

Em Farroupilha, o 36º BPM prendeu, no total, três pessoas, sendo uma mulher de 22 anos, e dois homens, ambos de 18 anos. Um adolescente, 15 anos, foi apreendido pelo crime análogo ao tráfico de drogas. Os materiais apreendidos no total desta Operação, foram 679 porções de crack, 494 porções de cocaína, 128 porções de maconha, dinheiro e aparelhos celulares. E, em Santana do Livramento, 2º RPMon, prendeu dois homens e apreendeu com eles 499 gramas de maconha, 126 gramas de cocaína, duas balanças de precisão, dinheiro em reais e em pesos uruguaios. 

No contexto dos crimes que afligem a sociedade e que demandam respostas imediatas, destacam-se o enfrentamento a dois tipos: furto de fios/cabos e o furto/roube de animais. Relacionado ao furto de fios e de cabos, crime que compromete os serviços essenciais como energia e comunicação, o 34° BPM desencadeou, em Esteio, uma nova etapa da Operação Curto-Circuito. Houve a intensificação das abordagens, das fiscalizações em pontos de venda de sucata e o patrulhamento em locais com maior incidência no município. Já em relação ao furto e roubo de animais, a Força Tática do 4º BPM realizou a Operação de Combate ao Abigeato na zona rural de Piratini para inibir e coibir este tipo de crime, de modo a garantir a segurança e proteção do patrimônio de produtores rurais. A realização das operações propicia a intensificação da ostensividade policial e a consequente redução na prática de crimes.  

Texto: ComSocs e jornalista Eliege Fante, servidora civil PM5/BM

 

Brigada Militar