Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Brigada Militar retira das ruas 33,9 toneladas de drogas e mais de mil armas de fogo em dez meses de 2025

O combate ao tráfico de drogas inclui as apreensões que impactam financeiramente as organizações criminosas

Publicação:

Imagem traz o mapa do Estado dividido em quatro regiões, Norte, Leste, Sul e Oeste. Em cada uma delas estão os respectivos números das apreensões de drogas e de armas, durante o período indicado.
A maior apreensão de drogas foi feita na região Norte e, de armas de fogo, na Leste - Foto: PM5

A Brigada Militar (BM) apreendeu 33,9 mil toneladas (33.937,53 quilos) de maconha, cocaína e crack entre janeiro e outubro de 2025. Este resultado foi obtido por meio do policiamento ostensivo, da atuação dos comandos especializados e da realização de operações da Corporação, sustentados pelo serviço de inteligência e pelo uso das novas tecnologias, sob o fundamento da ética e do respeito aos direitos humanos. A maior apreensão ocorreu na região Norte do Rio Grande do Sul, o total de 13 toneladas (13.565,53 quilos.) A segunda maior apreensão superou 12,5 toneladas (12.510,93 quilos) e ocorreu na região Leste do Estado. Já nas regiões Sul e Oeste, as apreensões foram de 4,9 toneladas (4.918,67 quilos) e 2,9 toneladas (2.942,41 quilos), respectivamente.  

Destaca-se que a maconha é a droga mais frequente nas apreensões em todas as regiões, o que representa 96% do total, ou seja, 32,8 toneladas. As apreensões de cocaína representam 2,4% e, as de crack, 0,7%.

Armas de fogo

Ao passo que a Brigada Militar retira drogas das ruas combatendo as organizações criminosas do tráfico, combate a violência ao apreender as armas dos suspeitos. Entre janeiro e outubro deste ano, foram apreendidas o total de 4.325 armas de fogo, tendo sido a maior quantidade apreendida na região Leste, 2.093 unidades. Na região Oeste apreendeu-se 1.096 armas, na Norte 659 e, na região Sul, 477 unidades.

O serviço de excelência que a Brigada Militar presta à sociedade gaúcha é garantido por meio do constante aperfeiçoamento técnico oferecido aos Policiais Militares, bem como aos investimentos feitos em equipamentos e tecnologias.


Texto: jornalista Eliege Fante, servidora civil na PM5/BM

Brigada Militar