Cavalaria da Brigada Militar melhora estruturas e amplia a capacidade de atendimento
Publicação:

O 4º Regimento de Polícia Montada (4º RPMon) comemora a conclusão da segunda etapa das obras na sua sede em Porto Alegre, com a reforma dos telhados do segundo pavilhão. Na sequência, haverá a substituição dos telhados das baias, que proporcionará melhores condições estruturais e maior conforto aos cavalos. “Agradecemos ao Comando da Brigada Militar, ao efetivo do 4º RPMon e a todos que têm contribuído para a concretização dessas importantes melhorias em nosso quartel,” disse o comandante tenente-coronel PM Luiz Felipe Medeiros dos Santos. A entrega final das obras deve ocorrer em novembro próximo.
Iniciado em abril deste ano, o projeto na sede em Porto Alegre conta com investimentos públicos e privados. Já estão concluídas as duas etapas de substituição dos telhados dos prédios administrativos dos 1º e 2º Esquadrões Montados. Atualmente, estão em execução as etapas três e quatro, que incluem a troca dos telhados das baias e a construção de um novo pavilhão destinado ao manejo dos cavalos. O comandante explicou que “o espaço foi planejado para assegurar a continuidade das atividades em qualquer condição climática, oferecendo cobertura adequada, proteção contra intempéries e maior eficiência operacional ao efetivo”.
Caminhões adaptados
O aporte de recursos ainda possibilitou as reformas de dois caminhões, sendo que uma já está pronta e, a outra, está em andamento. As reformas adaptam os caminhões com uma rampa de acesso aos animais e com as demais estruturas necessárias ao transporte seguro dos equinos. Desta maneira, ao comportar oito cavalos, fica ampliada a capacidade de atendimento das demandas operacionais da Unidade. Estes caminhões irão para os polos nos municípios de Santa Maria e Santana do Livramento.
Regimento Bento Gonçalves
O 4º RPMon, que mantém 110 cavalos na sua sede em Porto Alegre, é referência na Brigada Militar. Atua permanentemente na segurança da comunidade gaúcha por meio dos Esquadrões Montados em atividade em todos os bairros, nos setores comerciais, nos parques, em eventos especiais e em apoio a atividades que tenham a previsão de reunir grande público. Além das seções administrativas, possui ainda o Esquadrão de Guarda, responsável pela Guarda da Sede do Governo Estadual no Palácio Piratini.
Este Regimento mantém viva a tradição gaúcha do patrulhamento a cavalo. Adicionalmente, rememora em eventos, como na recente Expointer, a identidade visual no século XIX por meio da apresentação do fardamento Abas Largas. Este símbolo tradicional da Cavalaria gaúcha mostra como era o patrulhamento no território Pampeano, caracterizado pelos vastos campos naturais, cujas gramíneas nativas garantiam a farta alimentação dos equinos que, por sua vez, retribuíam auxiliando na conservação da paisagem campestre e da identidade sulina.
Para saber mais, confira a página do 4º RPMon: https://www.brigadamilitar.rs.gov.br/sobre-o-4-rpmon
Texto: ComSoc Sd PM Elias do 4º RPMon e jornalista sc Eliege Fante da PM5 - Brigada Militar
Fotos: 4º RPMon