Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Comandante do CRPO-Planalto

Ten Cel QOEM Cilon Freitas da Silva
Ten Cel QOEM Cilon Freitas da Silva

Ten Cel Cilon Freitas da Silva

Telefone: (54) 33358600 

E-mail: crpop@bm.rs.gov.br                

Endereço: Rua Cel Pelegrini, nº 562, Bairro Rodrigues

Passo Fundo - RS - CEP 99070-010     

O Tenente Coronel Cilon Freitas da Silva, nasceu em 22 dedezembro de 1973, em Porto Alegre, filho do Tenente Coronel da reserva altiva José Valdir da Silva e de  sua mãe Nadir de Freitas da Silva. 

Cresceu e estudou em Santa Maria e em 1992 ingressou na academia de polícia militar da Brigada Militar seguindo os  passos do pai. 

Na Brigada Militar e a partir dela concluiu vários cursos no âmbito institucional ou acadêmicos, com destaque para sua formação em ciências  militares, ênfase em defesa social, em 1995 e o curso avançado de administração policial militar na academia de polícia militar. 

Cursou especializações em gestão de pessoas na universidade Feevale, em 2001, e na universidade federal do Rio Grande do Sul em segurança pública e cidadania, em 2007, e em ética e direitos humanos em 2013. 

É Mestre em gestão de organizações públicas pela Universidade Federal de Santa Maria e Doutor em Ciências Policiais e da    Ordem Pública pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco, da Polícia Militar de São Paulo. 

Nesses 30 anos de carreira exerceu inúmeras funções a começar como Tenente secretário e comandante de pelotão no 3ºBPM de 1995 a 1997, como analista e adjunto de seções no destacamento especial de São Leopoldo em 1998 e no Estado Maior da Brigada Militar em 1999 e 2000.

No período de 2000 a 2009 como comandante da companhia do 25ºBPM responsável pelos municipios de Portão e Capela de Santana consolidou sua experiência como capitão criando fortes laços comunitários. 

Em parte de 2009 e 2010 chefiou a divisão administrativa da defesa civil do estado na Casa Militar.

 Em 2011 e 2012 atuou no departamento de ensino e gabinete do comandante-geral. 

Em 2012 e 2013 foi o subcomandante do 3ºBPM sob comando do Ten Cel Cláudio Rieger. 

De 2013 a 2015 atuou na coordenação estadual dos projetos sociais da Brigada Militar. 

Em 2015 retornou a Novo Hamburgo como chefe do estado-maior do CRPO-VRS onde atuou até início de 2018. Nesse mesmo ano chefiou o instituto de pesquisa da Brigada Militar e na sequência desempenhou função na 3ª seção do estado-maior e assumiu a chefia da comunicação social no final de 2018, função que desempenhou até o ano de 2022, quando assumiu o comando do 3º BPM, em Novo Hamburgo, de março a outubro de 2022. 

No final de outubro de 2022 a fevereiro de 2023 atuou como chefe do estado maior do CRPO Planalto, vindo a assumir o comando em 16 de fevereiro de 2023. 

No programa educacional de resistência às drogas e à violência, o Proerd, é um dos oficiais com maior experiência, com inúmeros cursos, sendo um dos facilitares e atual coordenador estadual do programa. 

O Tenente Coronel Cilon possui inúmeras condecorações dentre medalhas da Brigada Militar e outras instituições, comendas  e outras menções de reconhecimento militar ou civil. Destaca-se as principais medalhas e homenagens na Brigada Militar com as medalhas: 

De serviço policial militar – nas três categorias bronze, prata e ouro por 30 anos de serviço exemplar;

De serviços relevantes à ordem pública;

Estrela de reconhecimento – estrela de bronze;

As de reconhecido e de especial mérito de ensino;

A de mérito administrativo – grau ouro;

As comendas do 3ºBPM, do 9ºBPM, do 11ºBPM, do 31ºBPM, do batalhão de aviação da Brigada Militar, do Comando Ambiental da Brigada Militar, do CRPO-Missões, do CRPO Vale do Rio dos Sinos e da Academia de Polícia Militar, dentre outras.

De entidades civis destaca as medalhas cívica Tomáz Antônio Gonzaga, concedida pela ordem dos cavaleiros da inconfidência mineira de Belo Horizonte, Minas Gerais e a medalha governador Pedro de Toledo, concedida pela sociedade veteranos de 32, outorgada pelo sr. Governador de São Paulo. 

E com muita honra registra o título de colaborador emérito do exército, concedido em 2020 pelo saudoso general de exército Geraldo Antonio Miotto. 

 

Brigada Militar