Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sobre o CRPO-FNO

CRPO FNO Sede 4
17205800-crpo-fno-sede-4.jpg

HISTÓRICO DO COMANDO REGIONAL FRONTEIRA NOROESTE

           A história do Comando Regional de Polícia Ostensiva Fronteira Noroeste (CRPO-FNO) é uma continuidade da história da própria Brigada Militar, ele foi criado pelo Decreto Estadual nº 38.107/98, abrangendo 21 municípios da Região da Fronteira Noroeste. Sofreu uma reestruturação em Maio de 2001, respondendo por 77 municípios das regiões Fronteira Noroeste, Missões e Noroeste Colonial.

         Em Dezembro de 2004, em função da reestruturação da Brigada Militar, o CRPO/FNO passou a abranger 56 municípios, comportando as regiões Fronteira Noroeste, Noroeste Colonial e Médio Alto Uruguai, com 15.848,01 Km² e população de 560 mil habitantes. Compõe-se de três batalhões, os quais lhe são subordinados administrativa e operacionalmente. O 4º BPAF está sediado em Santa Rosa, o 7º BPM em Três Passos e o 37º BPM em Frederico Westphalen, os quais são estruturados em companhias, pelotões e grupos de policia militar destacados nos 56 municípios da região de ação. 

           O CRPO/FNO teve como seu primeiro comandante o Coronel Sérgio Antônio Paim Gonçalves, de Dezembro de 1998 até Julho de 2004. Visando potencializar seus objetivos correlatos à prevenção da criminalidade e à resposta ao seu cometimento, o CRPO-FNO busca o permanente estreitamento de relações com os mais diversos órgãos da segurança pública, dando ênfase ao enfrentamento dos delitos de fronteira. Estes são objeto de especial atenção com desenvolvimento de diversos projetos.

          A isso soma-se a integração operacional das instituições de segurança de fronteira, abrangendo também órgãos de segurança das nações amigas Argentina (Gendarmeria Nacional e Policias de Misiones e Corrientes), Uruguai e Paraguai. Em razão da área de fronteiras, a realização de atividades simultâneas é permanente e visa combater os delitos transnacionais, tais como o tráfico de drogas e de armas, o furto de veículos, o contrabando e o descaminho e o furto de gado.

          Atualmente o CRPO FNO esta localizado na rua Sinval Saldanha, 201, bairro Centro no município de Santa Rosa, tendo como comandante o Cel Átila Mesadri Pezzetta

Brigada Militar