Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sobre o CRPO-SERRA

O Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra (CRPO/Serra) foi criado no dia 09 de dezembro de 1986 como Comando de Policiamento de Área 5 (CPA-5), com a extinção do Comando de Policiamento do Interior, Decreto nº 32.426/1986, o qual abrangia todos os municípios do interior do Estado do Rio Grande do Sul.

A instalação do CRPO/Serra, então CPA-5 ocorreu no Travessão Thompson Flores, s/nº, tendo como seu primeiro comandante o Coronel Sérgio Minuzzi.

Inicialmente, o CRPO/Serra ficou incumbido de planejar, coordenar e controlar o Policiamento Ostensivo em três unidades da região serrano-litorâneo do Estado: o 8º BPM, sediado em Osório; o 10º BPM, lotado em Vacaria; e o 12º BPM, com sede nesta cidade, cujos efetivos eram responsáveis pela segurança pública em 38 municípios, interligados por origens étnicas diversificados.

Em 23 de Maio de 1990, o CRPO/Serra transferiu sua sede para a Rua Dr. Montaury, n.º 1110, em prédio próprio. Em fevereiro de 2020 a sede mudou-se para Rua Professor Luiz Fachin, 620, no bairro São José, na cidade de Caxias do Sul.

Com o advento da Lei 10.991/97 (Lei de Organização Básica da Brigada Militar) ocorreu uma reestruturação da Brigada Militar, a qual transformou os Comandos de Policiamento de Área em Comandos Regionais de Polícia Ostensiva, estruturados de acordo com a divisão dos COREDE (Conselhos Regionais de Desenvolvimento).

Num primeiro momento o Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra (CRPO/Serra), assim denominado, foi constituído também pelo futuro CRPO/HORTÊNSIAS e CRPO/NORDESTE, tendo na época uma população de 968.986 habitantes, com responsabilidade sobre 63 municípios.

Atualmente, o CRPO/Serra coordena o policiamento ostensivo em 66 municípios da região serrana, possuindo 03 Batalhões de Polícia Militar: 10º BPM, com sede em Vacaria; 12º BPM, com sede em Caxias do Sul; e 36º BPM, com sede em Farroupilha, e 02 Batalhões de Policiamento em Áreas Turísticas: 1º BPAT, com sede em Gramado e 3º BPAT, com sede em Bento Gonçalves.

A instalação do CRPO/Serra constitui-se num marco histórico para a segurança pública da Região da Serra, pois foi estabelecido mais um passo para a concretização de uma profunda mudança na estrutura organizacional da Brigada Militar, bem como possibilitou a unificação dos esforços e adequação de procedimentos através da cooperação entre as estruturas administrativas regionais, a fim de racionalizar o uso dos recursos públicos a maximizar os resultados pela ação conjunta e planejada dos órgãos do Governo.

CRPO/SERRA

Rua Professor Luiz Fachin, 620. Bairro São José, na cidade de Caxias do Sul.

Telefone: (54) 32045201 

E-mail: crposerra@brigadamilitar.rs.gov.br

Brigada Militar