Destaques da atuação da Brigada Militar em operações conjuntas na semana de 22 a 26 de setembro
Publicação:


De 22 a 26 de setembro, a semana foi marcada por operações com diversas delegacias da Polícia Civil, da capital e do interior. São operações coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) como a Fios e Cabos e, pelo Ministério Público Estadual, como a Contas Abertas. Algumas operações contaram também com a participação de fiscais de secretarias do Estado, de prefeituras municipais e de empresas de prestação de serviços públicos. A Brigada Militar ressalta que o trabalho conjunto é essencial para promover a organização, a responsabilidade e a proteção da comunidade. A seguir, apresenta-se os destaques.
A semana iniciou com a atuação da 2ª Cia Independente na desarticulação de um laboratório de produção de drogas, na segunda-feira (22/09) em Três Coroas, onde três pessoas foram presas. Foram apreendidos seis mudas de maconha, cerca de um quilo de maconha/skank em galhos e folhas em processo de secagem, porções fracionadas de maconha/skank, 99 comprimidos de ecstasy, celulares e equipamentos usados na estufa de cultivo da droga.
De quarta-feira (24/09), destacam-se três importantes operações conjuntas. Em Capão da Canoa, a 1ª Companhia do 2º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (2º BPAT) e a Patrulha Ambiental (Patram) atuaram na Operação Fios e Cabos. O objetivo é coibir práticas de receptação e reduzir a incidência de crimes patrimoniais na região, principalmente relacionados ao furto de fios e cabos de energia, que causam prejuízos à população e ao serviço público. Em Viamão, o 18º BPM atuou na Operação Gunsmith, que resultou na apreensão de armas de fogo, munições e carregadores, e um homem foi preso. Em Palmeira das Missões, no âmbito da Operação Rédea Curta, duas prisões foram cumpridas por meio de mandado judicial. No total, foram apreendidos um revólver, 14 munições e aparelhos celulares, entre outros materiais ilícitos. E, em Bento Gonçalves, a segunda fase da Operação Contas Abertas, recebeu o apoio de 130 policiais militares do 1º e do 4º Batalhões de Polícia de Choque e do 3º BPAT. Para combater lavagem de dinheiro e tráfico de armas e drogas, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em 22 endereços. Um homem foi preso em flagrante por porte ilegal de arma e já foi identificado um volume superior a R$ 2,2 milhões em movimentações ilícitas.
Na quinta-feira (25/09), o 23º BPM, o BAVBM e a Patram atuaram na Operação Colosso, que executou dez mandados de busca e apreensão em Santa Cruz do Sul. No total, houve cinco prisões temporárias, dez bloqueios de contas bancárias e a demolição de um imóvel construído ilegalmente, semelhante a um “bunker”. Em Santa Maria, o 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon), o Comando de Policiamento de Choque (CPChq) e o 2º Batalhão Ambiental, participaram da Operação Fios e Cabos realizada em dois bairros. Entre os resultados, estão três termos circunstanciados e um auto de infração lavrados, e duas prisões em flagrante por furto de energia elétrica. Foram apreendidos mais de 20 quilos de cobre e uma motosserra. Já na Operação Cerco Fechado em Boa Vista do Buricá, o 4º Batalhão de Polícia de Área de Fronteira (4º BPAF) apreendeu uma carga de 12.490 caixas de cigarros de origem estrangeira, que foi entregue à Justiça Federal.
Nesta sexta-feira (26/09), o 6º RPMon participou com 100 policiais militares na Operação Arcarius deflagrada em Hulha Negra. No total, foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão contra os membros de um grupo criminoso responsável por invasões de lotes, ameaças e danos ao patrimônio de assentados. Duas pessoas foram presas em flagrante por integrarem organização criminosa, invadirem propriedade e devido posse ilegal de armas de fogo, que foram apreendidas.
Texto: Polícia Civil e ComSocs/PM5/Brigada Militar