Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estandarte e Flâmulas

Estandarte
Estandarte APM

Estandarte é uma peça de pano, heráldica e simbolicamente constituída, de posse exclusiva da Academia de Polícia Militar, e é conduzida por um Oficial da APM nas Revistas, Desfiles e Formaturas, quando for determinado, ao lado da Bandeira Nacional e Rio-grandense.

flâmula
flâmula

A Flâmula é uma peça de pano constituída simbolicamente para a identificação da APM ou de Subunidades do CAl, utilizadas nas Marchas, Revistas, Desfiles e Formaturas.

A Academia de Polícia Militar possui uma flâmula um Símbolo, contendo o Brasão da APM, adaptada em Fuzil Mosquefal 762, o qual permanece na Sala do Cmt.

Já as Companhias do Corpo de Alunos e seus Pelotões, possuem flâmulas específicas referindo-se a cada Cia ou Pel, sendo adaptadas em um mastro de madeira, e são utilizadas nas formaturas que houver a participação do Corpo de Alunos da APM.

A condução destes símbolos será executada pelos Alunos do último ano do Curso, indicados e definidos pelo Comandante do Corpo de Alunos, que observará alguns princípios, tais como: “Postura, Disciplina, Voluntariedade, Correção de Atitudes, Responsabilidade, Dedicação e Apresentação Pessoal do Aluno Oficial”.

Brigada Militar