Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Brigada Militar promove exercício simulado do Plano de Defesa da Cidade em Pelotas

Publicação:

PDC   Pelotas
PDC Pelotas

A Brigada Militar realizou, na noite de segunda-feira (21/11), a penúltima edição do exercício simulado do Plano de Defesa da Cidade, em Pelotas. A encenação da ocorrência foi realizada na sede do Banco do Brasil, no centro.

O treinamento consiste na simulação de uma ocorrência de roubo a estabelecimento bancário e envolve diversas forças de segurança.

As outras edições deste exercício foram realizadas nos municípios de Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Passo Fundo, Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Santana no Livramento e Santo Ângelo.

A última será realizada no mês de dezembro, em Porto Alegre.

A ação tem como objetivo aprimorar as ações dos operadores de segurança, de forma integrada, aliando o uso de tecnologias e atividades de inteligência, para uma resposta eficaz frente à ação de organizações criminosas.

Durante estes exercícios simulados, são executados os procedimentos operacionais determinados pela Corporação para reprimir a ação criminosa e no caso de alguma intercorrência, ações reativas são estabelecidas.

O subcomandante-geral da Brigada Militar coronel Douglas da Rosa Soares acompanhou o treinamento e destacou a importância da ação. “Este exercício tem dois grandes objetivos: a capacitação dos operadores para atuar frente a este tipo de ocorrência e a integração das forças de segurança.”, concluiu.

Além da Brigada Militar, participaram da ação a Polícia Civil, Superintendência de Serviços Penitenciários, Instituto Geral de Perícias, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Guarda Municipal de Pelotas e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Fotos:
sd Everton de David
sd Tiago Vieira
sd Lucas Caneppele

Brigada Militar