Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Hospital da BM convida as servidoras para o encontro Outubro Rosa HBMPA 2025

Publicação:

Fachada do Hospital da BM à noite para mostrar o letreiro rosa.
HBM engajado no Outubro Rosa - Foto: Arquivo/BM

A Brigada Militar está realizando diversas atividades neste mês de conscientização para a prevenção do câncer de mama. Nesta quinta-feira (23/10), será o Hospital da Brigada Militar de Porto Alegre (HBMPA) que vai realizar uma série de palestras. São esperadas as policiais militares, as servidoras civis e as colaboradoras terceirizadas da BM para participarem do evento Outubro Rosa HBMPA 2025.

O encontro que tem o objetivo de conscientizar, promover ações de cuidado da saúde da mulher e a integração das servidoras, acontecerá no Centro Clínico do Hospital. As participantes poderão desfrutar de um coquetel, brindes e outros mimos preparados com carinho, tornando o evento ainda mais agradável para tratar de temas tão sensíveis.

 As inscrições podem ser feitas por meio deste link aqui.   

Palestras

A importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama será o tema da enfermeira especialista em Onco-hematologia e Estomaterapia e mestranda em Enfermagem, Valesca Cezar. O ginecologista, obstetra e especialista em Saúde Pública, tenente-coronel da RR, Dr. Cincinato, vai abordar “O que você precisa saber sobre o Câncer de mama e de colo do útero”. A enfermeira, especialista em Urgência e Emergência e mestranda em Direção estratégica dos serviços de Saúde, a capitã PM Juliana Streck, vai enfocar a importância de a mulher ter “Um olhar para si”.

“O papel dos exames no diagnóstico precoce do câncer de mama” será o tema da palestra da ginecologista, obstetra e pós-graduada em Nutrigenômica e Nutrigenética clínica, Dra. Cláudia Pereira.  

Haverá, também, palestras com duas psicólogas. A psicóloga Juliana Martini, que é mestre em Psicologia e doutoranda em Ciências da Reabilitação, vai fazer uma “Reflexão psicológica sobre a prevenção do câncer de mama”. Já a psicóloga Rosane Machado, vai abordar “A dor que não sangra: o impacto da violência psicológica na saúde da mulher”.

A Brigada Militar incentiva as servidoras a envolverem-se nesta campanha do Outubro Rosa, seja participando das atividades propostas nas Unidades, seja levando o aprendizado para a vida: fazer o autoexame regularmente, os exames preventivos e procurar atendimento médico sempre que perceber algo diferente.

Texto: ComSocs e jornalista Eliege Fante, servidora civil PM5/BM

Brigada Militar