Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Tecnologia e inteligência da Brigada Militar reduzem roubos e furtos de celulares no RS

Com ações estratégicas, o Rio Grande do Sul registrou a menor taxa de roubo de celulares do Brasil

Publicação:

Dois policiais militares em fiscalização em uma loja de celulares.
Operação Mobile - Foto: Comunicação Social VRS

Ações da Brigada Militar atacam o crime desde a prevenção até o receptador. Como consequência, o Rio Grande do Sul tem a menor taxa de roubo de celulares do Brasil e a segunda menor de furto. Esses dados refletem os investimentos e o planejamento da segurança pública. Para o Comandante-Geral da Brigada Militar, coronel PM Cláudio dos Santos Feoli, os resultados são fruto de uma atuação que vai além da presença ostensiva nas ruas. “Atacamos receptadores e os locais de revenda. Essa é uma das principais estratégias: sufocar o destino desses aparelhos roubados ou furtados. E a tecnologia é um dos pilares da atuação da Brigada”, explica.

Os dados sobre furtos e roubos de celulares são de 2024 e estão no Anuário Brasileiro da Segurança Pública de 2025. O Estado alcançou o índice de 27,9 casos por 100 mil habitantes – uma queda de 11,5% em relação a 2023. No combate ao furto de celulares, o RS aparece como o segundo Estado com menor taxa, atrás apenas da Paraíba.

Inteligência artificial

Quatro policiais militares analisando telas de televisão na estrutura do COPOM.
Estrutura do COPOM onde ocorre monitoramento, de pontos específicos da capital, em tempo real - Foto: SC Matheus Martins/PM5

“Quanto mais tecnologia a gente agrega, mais eficiente fica o combate. Em Porto Alegre, por exemplo,
temos analíticos de inteligência artificial que auxiliam diretamente a atuação do policial militar. Esses dados ajudam a identificar locais e horários com maior incidência, o que orienta o planejamento e a distribuição do efetivo”, ressalta.

A integração com os municípios também é essencial. Ferramentas como o cercamento eletrônico e a troca de informações com os centros de comando municipais e regionais ampliam a capacidade de resposta da Corporação. Além disso, o uso de drones, sistemas de análise criminal e operações específicas – como fiscalizações em pontos de revenda – resultam em flagrantes e prisões de criminosos.

Operações móveis

Na imagem constam três policiais militares atuando na fiscalização de uma loja de celulares.
Operação Mobile - Foto: Comunicação Social 21º BPM

Outro fator importante é a recomposição gradual do efetivo, que aumenta a presença da Brigada nas áreas mais críticas. “Temos operações móveis frequentes, integradas com outras forças de segurança. Quando a ação ostensiva não consegue prevenir, conseguimos prender logo após o crime, com flagrantes que resultam na manutenção do criminoso preso”, afirma o comandante-geral.

O Coronel PM Feoli também alerta sobre a responsabilidade da população na compra de celulares. “Ao adquirir um aparelho por um preço muito baixo, sem origem comprovada, a pessoa acaba alimentando esse ciclo criminoso. É fundamental comprar de empresas e revendas confiáveis.”

Foco e monitoramento

Um policial militar com aparelho de celular em mãos e fazendo fiscalização em loja de celulares

Em relação ao furto de celulares, a queda foi de 14,2% em comparação a 2023. Com 106,2 casos por 100 mil habitantes, o RS ficou atrás apenas da Paraíba (76,6). Já no índice combinado de roubos e furtos, o Estado ocupa a vice-liderança nacional, com taxa de 134,1 – redução de 13,7% em relação ao ano anterior.

A Brigada Militar segue monitorando todo o Estado, com foco nas regiões de maior concentração urbana. “A Região Metropolitana, especialmente cidades como Porto Alegre, Gravataí, Novo Hamburgo, São Leopoldo e Canoas, entre outras, ainda exigem atenção constante. Gravataí, por exemplo, teve uma redução proporcional de 50% nas ocorrências neste ano”, destaca Feoli.

SAIBA MAIS

OS NÚMEROS
As dez cidades com maior redução nos roubos e furtos de celulares em 2024:
• Porto Alegre
• Caxias do Sul
• Gravataí
• Novo Hamburgo
• Canoas
• Pelotas
• São Leopoldo
• Alvorada
• Santa Maria
• Cachoeirinha

Fonte: Anuário Brasileiro da Segurança Pública 2025.

Texto: Jornalista Marcelo Miranda – SC PM5/Brigada Militar

Viatura da BM na atuação em policiamento ostensivo.
Policiamento ostensivo BM - Foto: Sd Jonathan 3º BPAT
Brigada Militar