Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sobre

ComSoc/EsFAS
Esplanada dos Bravos

Em janeiro de 1969, após ordem do comandante – geral da Brigada Militar, a época, Coronel Iriovaldo Maciel de Vargas foi publicado em Boletim Geral uma Resolução que determinava a criação da Escola de Formação de Graduados da Brigada Militar em Santa Maria.

No dia 13 de maio de 1970, por meio do Decreto nº 20.277 do Governador do Estado, cargo então ocupado pelo Coronel Walter Perachi Barcellos, foi criada a Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Graduados (EsFAG).

Quatro anos depois, a EsFAG passou a se denominar EsFAS, Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos, que além de promover a formação e o aperfeiçoamentos dos policiais militares da Brigada Militar, cultua valores éticos e morais e se compromete com a melhor formação dos quadros de nível médio da Brigada Militar, tanto no sentido técnico-pedagógico quanto nas vertentes social, cultural e humana. É responsável pelas atividades de ensino e tem como missões habilitar, aperfeiçoar e especializar as praças da Brigada Militar, de acordo com as exigências das respectivas carreiras e segundo critérios das competências essenciais requeridas pela evolução do perfil profissional.

Seu primeiro comandante foi o Tenente Coronel Leviton Luis Braga e atualmente é comandada pelo Major Humberto Goulart Neto.

Brasão de Armas e Comenda

O Brasão de armas da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos da Brigada Militar foi instituído por meio do Decreto nº52.070, de 21 de novembro de 2014, dando origem a Comenda da Escola que é concedida para as pessoas que entidades que auxiliam a EsFAS no cumprimento de sua missão.

 

Lema

“ Excelência no ensino e formação policial militar.”

Conteúdos relacionados

Brigada Militar