Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sobre o 1º BPM

BTL FERRO
1º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR - BATALHÃO CORONEL APPARÍCIO BORGES

O 1º Batalhão de Polícia Militar – 1° BPM é a unidade mais antiga da Brigada Militar, também conhecido como BATALHÃO DE FERRO, tendo como seu patrono o Coronel Apparício Gonçalves Borges.

Situado na rua Dezessete de Junho, n.º387,  Bairro Menino Deus, possui responsabilidade territorial sobre parte da zona Sul de Porto Alegre, em 21 bairros, subdividido em Três companhias, sendo a 1ª e 3ª Companhias de Polícia Ostensiva localizada na sede da unidade, com competência sob os bairros: Praia de Belas, Menino Deus, Medianeira, Santa Tereza e Cristal.

A 2ª Companhia de Polícia Ostensiva localizada na Avenida Wenceslau Escobar, n.º2751,  atende os Bairros: Teresópolis, Nonoai, Cavalhada, Camaquã,  Tristeza,  Jardim Isabel, Campo Novo, Espírito Santo, Guarujá, Ipanema, Pedra redonda, Serraria, Sétimo Céu, Vila Assunção, Vila Conceição e Vila Nova.

FT

E 4ª Companhia de Força Tática situada na sede do Batalhão de Ferro, atua em todo o território de responsabilidade do Batalhão no Patrulhamento em locais de alta incidência criminal, roubo a banco, enfrentamento ao crime organizado e à criminalidade violenta, operações de controle de distúrbios, ação emergencial em estabelecimentos prisionais, reintegrações de posse, policiamento em eventos, escoltas, apoio em força às demais frações, cumprimento de mandados judiciais, etc.

O 1º BPM realiza o policiamento ostensivo e de visibilidade em locais de grande concentração de pessoas, barreiras policiais, fiscalização de veículos, objetivando a prevenção de delitos como roubo a transporte público, roubo de veículos e roubo a pedestres, dentre outros.

Ademais, em ações programadas atua também em operações conjuntas com outros órgãos como exemplo a Balada Segura e Transporte.

No âmbito da prevenção primária a violência o 1º BPM também desenvolve atividades através de ações de Policiamento Comunitário desenvolvidas pelas Patrulhas Maria da Penha, Escolar, Comercial, Base Móvel Comunitária e do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD).

Sua atuação prima por manter a ordem pública e a interação com a comunidade local afim de aprimorar o serviço e a eficiência policial através de patrulhamento motorizado para o atendimento de ocorrências de emergências do telefone 190, e ações de patrulhamento ostensivo também com motocicletas, bicicletas e policiamento a pé mantendo a preservação da ordem pública.

A primeira unidade criada pela Brigada Militar, consolidou seu desempenho ao longo dos anos garantindo a segurança e a tranquilidade da população da zona sul de Porto Alegre, tornando-se o verdadeiro e único BATALHÃO DE FERRO!

Locais

Brigada Militar