Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sobre o 14° BPM

O 14º Batalhão de Polícia Militar, foi criado através do Decreto Estadual nº 23.246, de 13 de agosto de 1974, com sede prevista para cidade de Santo Ângelo, e tendo, como área de ação, vinte e sete municípios da região das Missões e da Grande Santa Rosa, com vinte e sete frações instaladas.

Através da ata nº 01, de 23 de dezembro de 1976, que foi assinada na cidade de São Luiz Gonzaga, na presença de autoridades civis, militares e eclesiásticas, e, com a construção de um prédio próprio, cumprindo o que preceitua a lei que criou o Batalhão. Este foi instalado provisoriamente nesta cidade.

No dia 08 de dezembro de 1981, através do decreto nº 30.462, o Batalhão passou a ter sua sede definitiva, fixada na cidade de São Luiz Gonzaga, sendo no mesmo decreto desmembrado o município de Santo Ângelo. Seu primeiro comandante foi o Ten Cel OCTACÍLIO RENÊ DA SILVA ROSA.

Por sugestão do Comando do 14º BPM e através do Decreto nº 33.743, de 4 de dezembro de 1990, foi designado para Patrono do Batalhão o Cel JUSTINO MARQUES DE OLIVEIRA, natural de São Luiz Gonzaga. Nascido em 5 de dezembro de 1892, incluiu na Brigada Militar como Soldado, onde galgou todas as graduações e postos da Corporação, sendo Comandante Geral de 7 de outubro de 1944 a 27 de março de 1947. Prefeito de São Luiz Gonzaga por duas gestões, faleceu em Porto Alegre em 31 de dezembro de 1986.

O policiamento motorizado é empregado em áreas urbanas e rurais. Realiza patrulhamento e permanência em zonas comerciais, residenciais e em logradouros públicos, em apoio aos demais processos, cobrindo locais de risco, atua em eventos especiais, realiza escolta e diligências.

O policiamento a pé cobre postos situados na zona urbana residencial, comercial, bancária e atua diretamente no trânsito.

Atualmente, o 14º BPM é comandado pelo Major QOEM EDUARDO DOS SANTOS BRUM, e abrange 13 municípios da Micro Região das Missões: São Luiz Gonzaga, Bossoroca, Santo Antônio das Missões, São Nicolau, Dezesseis de Novembro, Roque Gonzáles, Pirapó, Caibaté, Rolador, Mato Queimado, São Paulo das Missões, São Pedro do Butiá e Porto Xavier.

Conteúdos relacionados

Brigada Militar