Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sobre o 16ºBPM

FOTO 16BPM
foto do 16 batalhão de polícia militar

O 16º Batalhão de Policia Militar (16º BPM), foi criado com advento do Decreto n.º 33.306, de 22 de setembro de 1989, e instalado administrativamente em 08 de Janeiro de 1990, com sede em Cruz Alta, como fez publico o Boletim Geral n.º001/90, daquela data, permanecendo a responsabilidade operacional e administrativa do policiamento, enquanto a UOp não for instalada com toda a infraestrutura necessária, com as OPM primitivas (Transcrito do Sumario de Estudos de EMBM para a Implantação e Instalação das Unidades criadas através do Decreto n.º 33.306, de 22Set89);

- Assume o comando do 16ºBPM, o TEN CEL JANOT MARQUES DE OLIVEIRA

- Funções de Oficiais

a) SubComandante e Chefe do EM: Major PM JUAREZ DE OLIVEIRA CHAGAS

b) 1ªSeção: Cap PM VIRVI AGOSTINHO VAZZOLER

c) 2ªSeção: Cap PM VIRVI AGOSTINHO VAZZOLER

d) 3ªSeção: Cap PM JOERTE PAULO ANGHEBEN

e) 4ªSeção: Cap PM JOERTE PAULO ANGHEBEN

f) Comandante da 1ª Cia PM: Cap PM ADEMIR PEREIRA DA SILVA

g)Comandante da 2ª Cia PM: Cap PM LUIZ ANTONIO TORRES

Sua instalação definitiva e o Operacional se deu em 12 de Junho de 1990, com um efetivo que compreendia 487 homens.

O Patronato foi entregue ao Tenente Coronel Rubinei Ricardo da Silva, como forma de homenagear o primeiro oficial que serviu em Cruz Alta, na sede do Batalhão.

Inicialmente, teve como área de ação os seguintes municípios: Cruz Alta, Ajuricaba, Augusto Pestana, Catuípe, Chiapeta, Colorado, Fortaleza dos Valos, Ijuí, Ibirubá, Panambi, Jóia, Pejuçara, XV de Novembro, Salto do Jacui, Santa Bárbara do Sul, Saldanha Marinho, Selbach, Tapera e Tupanciretã, totalizando 19 municípios.

A sede do batalhão localizou-se na Rua Sgt Osvaldino, n. º 100, em prédio próprio, inaugurado em 17 de Agosto de 1983.

Sua área de ação surgiu do desmembramento dos municípios oriundos do 7º BPM, 14º BPM, 1º RPMon e 3º RPMon. Sediado em Cruz Alta, o Batalhão ficou assim constituído:

  • Uma Cia Policial Militar em Cruz Alta;
  • Uma Cia Policial Militar em Ijui;
  • Uma Cia em Ibirubá;
  • Um pelotão de comando e serviço em Cruz Alta.

Sobre a relação Brigada Militar e os municípios da área de ação, nossa pesquisa nos levam aos seguintes dados, sem ordem de precedência:

1. No contexto da historia do Rio Grande do Sul, teve presente efetivos da Brigada Militar, ora maior, ora menor.

No comando do Coronel ILDEFONSO PEREIRA DE ALBUQUERQUE, foi criado o Batalhão PEDRO e PAULO e em Cruz Alta, um destacamento funcionou em prédio cedido na rua Dr.º WOUTHIER na Vila Ferroviária, isto por volta de 1960. Ainda naquela década, a responsabilidade pelas atribuições da BM passaram a funcionar junto ao prédio da então Delegacia de Polícia, em frente à escola Margarida Pardelhas.

Em 1966, tinha como comandante o então 2º Sgt DEOLINO DA SILVEIRA DORNELES e como auxiliar imediato o Cb JOSÉ NILTON MALHEIROS PADILHA. Remonta àquela época a vinda do primeiro oficial à Cruz Alta. Cabe salientar, que o então Pelotão funcionava anexo ao Corpo de Bombeiros.

Mais tarde, o 2º Esquadrão do 3º RPMon, foi instalado em prédio cedido na esquina das ruas Senador Pinheiro Machado e Domingos Veríssimo, até 17 de agosto de 1983, quando passou a prédio próprio da Brigada Militar.

2. Quando emancipado em 1955, o município de Tapera já possuía um destacamento, subordinado ao 3º Pelotão de Passo Fundo, pertencente ao então 2º Batalhão Policial. O destacamento era composto por um sargento, um cabo, e nove soldados, abrangendo, inclusive, a Selbach, então distrito.

3. Em Espumoso, registra-se a presença da Brigada Militar no ano de 1955, sob o comando do então cabo OTILO BATISTA DOS SANTOS.

4. A localidade de Newwurtenberg emancipou-se de Cruz Alta em 15 de dezembro de 1954, instalando-se como município de Panambi em 28 de fevereiro de 1955. Na época, foi contemplado com um pelotão subordinado a Passo Fundo. Com a criação, em 1966, do 5º BPM, em Três Passos, a ele foi subordinado.

Volta a pertencer ao 3º RPMon em 1970 e em 1990, denominou-se 5º Pelotão da 3ª Cia PM de Ijuí.

Seu primeiro comandante, como Pel PM subordinado ao 16º BPM, foi o Ten KEOPS.

Em 1994, com a criação da 6ª Cia PM Ind, o pelotão é elevado à condição de 3ª Cia PM.

No ano de 1995, recebe a primeira policial feminina a Cb MÁRCIA STEINHORST CARVALHO.

5. Em 12 de março de 1956, foram designados dois soldados para o município de Ibirubá, através de Cruz Alta, que era à época, subordinado ao 1º RPMon, de Santa Maria. Em 1957, a subordinação continuou sendo através de Cruz Alta, porém, a Passo Fundo.

No ano de 1960, foi instalado um GPM e em 1975, elevado a Pelotão, sendo que em 13 de junho de 1990, foi instalado a 2ª Cia PM do Btl e teve como seu 1º Cmt o Cap LUIZ ANTONIO TORRES.

6. Consta que no ano de 1957, o Sd PEDRO SIMON PERES, esteve destacado no Distrito de Cochinho, que pertencia ao município de Não-Me-Toque.

Com a emancipação e criação do município de Victor Graeff, em 1965, recebeu no ano seguinte o 2º Grupo de Policia Montada, tendo como comandante o Cb JACINTO RODRIGUES DE SOUZA e sob o seu comando os Soldados EMIDIO

RODRIGUES GONÇALVES, ELIAS DANELLI e PEDRO SIMON PERES, tendo sua instalação na Avenida Cochinho.

Em 10 de abril de 1987, assumiu o comando o então 2º Sgt AFONSO RODRIGUES DA SILVA que sob o seu comando construiu um prédio de dois pisos, em conjunto com a Brigada Militar e a prefeitura municipal, tendo sua inauguração em 18 de outubro de 1988, presentes o Sr. Cel CARLOS WALTER STOKER, Cmt do 3º RPMon e o Sr. VOLNEY DIAS RODRIGUES, Prefeito Municipal.

Em 1957, com expansão da Vila de Selbach e com a intervenção do prefeito do município de Tapera, uma guarda da Policia Rural Montada formada por um Sargento e três Soldados, passaram a fazer a segurança daquela localidade.

7. O ano de 1962 foi marcado com a retirada da guarda da vila, por ordem do então Governador do Estado, Engenheiro LEONEL DE MOURA BRIZOLA, deixando em seu lugar um PPM.

Em 1966, quando da emancipação política, recebe um GPM.

Em 1982, recebe prédio próprio, padrão BM.

8. O 3º GPM de Colorado foi criado em virtude da emancipação do município em 13 de outubro de 1962. Na época foi comandado pelo Cb ANTONIO GODOY e era subordinada a Ibirubá.

Em 1975, passou a pertencer ao 3º Pel PMon de Não-me-Toque.

Em 1990, passou a pertencer ao 2º Pel PM de Tapera, subordinado a 2ª Cia PM de Ibirubá.

9. No ano de 1962, mais precisamente em 08 de dezembro, foi inaugurado o Posto Policial de Fortaleza dos Valos, em prédio cedido pela comunidade.

Os primeiros policiais destacados foram os Sd PERY BICUDO DO AMARANTE, CLAUDIO PEIXOTO e FERMINO DO NASCIMENTO DE DEUS.

Em 1982, passou a GPMon e está desde 1991, instalado em prédio próprio, não padrão, construído pela comunidade.

10. Com o inicio da construção da primeira hidroelétrica em Salto do Jacuí, então Distrito de Espumoso, a Hidroelétrica Maia a Filho, o 2º BPM enviou a essa localidade, um pelotão especial para policiamento no local, passando posteriormente a integrar o 3º RPMon de Passo Fundo, o que logrou a redução de seu efetivo à condição de GPMon.

11. Em 1925, na época Colônia Visconde do Rio Branco, hoje município de Pejuçara, por lá passou uma Patrulha Montada, o primeiro contato da “Briosa” naquelas paradas.

Em 1964, foi designado um PM e em 1968, na residência do Sr. SADI RIBEIRO DA SILVA, um PPM, cuja guarnição era composta por dois Soldados.

Em 1970, instalou-se o 3º Grupo subordinado à Cruz Alta em prédio cedido pela Prefeitura Municipal.

Somente em 1987 é que passou ao atual prédio.

12. Em 1967, com a transferência do 2º BP para Rio Pardo, instalou-se em Passo Fundo o 3º RPMon, resultando na transformação do destacamento de Tapera para o 3/3/4º Esqd PMon.

13. Em 1980, a então Sub-Prefeitura do Distrito de Quinze de Novembro, construiu um prédio para abrigar um PPM, onde passaram a residir e trabalhar dois PM.

14. Saldanha Marinho só recebeu policiamento com a criação do Batalhão, na época comandado pelo 3º Sgt JORGE LUIZ DE SOUZA CORREA e executavam o policiamento o Sd JOÃO FERRAZ DA SILVA e NILTON FERREIRA.

Através do Fundo de Desenvolvimento Comunitário, foi construído pela Prefeitura Municipal o prédio que abrigou o 4º GPM, que teve sua inauguração em 11 de maio de 1990, juntamente com uma casa homogênea com a finalidade de abrigar duas famílias.

15. Condor recebeu o seu GPM em 16 de abril de 1993, com um efetivo de 10 homens. Seu primeiro comandante foi o 2º Sgt JOSE ARI PETRY. As instalações foram construídas em convenio com a FUNDESP, Prefeitura Municipal e a Brigada Militar.

16. Tupanciretã possuía o 2º Pelotão do 3º Esquadrão do 1º RPMon e passou a denominar-se 4/2/16ºBPM com a criação do Btl e teve como primeiro comandante o 2º Sgt NEWTON ROBERTO FLORES.

Brigada Militar