Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sobre o 38° BPM

A Brigada Militar está presente em Carazinho desde 1945. Atendia toda a região de Carazinho, efetuava o policiamento da guarda externa do Presídio local e efetuava policiamento no interior do município, através do deslocamento de guarnições motorizadas e a cavalo, denominadas de “Volantes Rurais e Patrulhas Rurais”.

Em 21 de março de 1970, destaca-se o lançamento da pedra fundamental do novo quartel da Brigada Militar de Carazinho, localizado na Av. Pátria, 1431, em Carazinho, à época integrado com o Corpo de Bombeiros Militar, sendo concluída a obra em novembro de 1974, local em que permanece a Brigada Militar até os dias atuais. O Corpo de Bombeiros Militar permaneceu utilizando da estrutura até agosto de 2001, quando passou a operar em prédio próprio no município de Carazinho.

Em 1994, o então destacamento da Brigada Militar foi elevado em nível de Esquadrão Independente, integrando além do município de Carazinho, alguns municípios da região.

Registra-se, ainda, que no ano de 2000, o Esquadrão Independente de Carazinho passou a ser a sede do Núcleo de Operações e Treinamento, com responsabilidade de coordenar operações e treinamento de todo o efetivo dos municípios vizinhos.

Por fim, na data de 10 de março de 2004, em razão da importância pela abrangência e responsabilidade territorial, diante das alterações da estrutura da Brigada Militar em todo Estado do Rio Grande do Sul, tornou-se o 38º Batalhão de Policial Militar (38º BPM), conquistando, dessa forma, mais autonomia administrativa e operacional na gestão de segurança pública da região. O primeiro comandante do 38º BPM foi o Ten  Cel Edson Vargas De Oliveira.

O 38º BPM possui atribuição de Polícia Ostensiva em trinta e cinco municípios, subdividida em três companhias de policiamento ostensivo. A 1ª Companhia, com sede em Carazinho, compreende ainda os municípios de Não-Me-toque, Victor Graeff, Chapada, Almirante Tamandaré do Sul, Coqueiros do Sul, Tio Hugo, Colorado e Santo Antônio do Planalto. A 2ª companhia, com sede em Soledade, integra os municípios de Itapuca, Ibirapuitã, Tapera, Lagoa dos Três Cantos, Espumoso, Mormaço, Campos Borges, Alto Alegre, Fontoura Xavier, São José do Herval, Barros Cassal, Arvorezinha, Putinga, Anta Gorda e Ilópolis, ainda, a 3ª companhia, com sede em Sarandi, compreende os municípios de Barra Funda, Nova Boa Vista, Ronda Alta, Três Palmeiras, Constantina, Liberato Salzano, Engenho Velho, Novo Xingu e Rondinha.

Atualmente, o 38º BPM é comandado pelo Major PM Juliano Moura, tendo como subcomandante o Cap PM Bruno Cristian Seelig.

Locais

Conteúdos relacionados

Brigada Militar