Sobre o Comando de Polícia Ambiental
Histórico do Comando de Polícia Ambiental da Brigada Militar – CPAmb BM
A atuação da Brigada Militar na proteção ao meio ambiente possui registros históricos desde 1920, quando o então Comandante-Geral, Coronel Afonso Emílio Massot, determinou o emprego de uma guarnição para o policiamento de uma estância na localidade de Irahy, com o objetivo de coibir a destruição de matas, a caça de aves e o uso indevido de armas de fogo.
O policiamento ambiental estruturado teve início em 05 de maio de 1989, com a criação do Grupamento Florestal, composto por policiais militares especializados para atuar na proteção ambiental, em convênio com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). A partir de 1991, surgiram as primeiras Patrulhas Ambientais (PATRAMs), ampliando a presença da Brigada Militar na fiscalização ambiental em diversas regiões do Estado.
Em 22 de janeiro de 1998, foi criado o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), consolidando o policiamento ambiental na Capital e Região Metropolitana. Em 2001, ocorreu a reorganização do Batalhão, com a incorporação das PATRAMs e a ampliação da atuação para todo o território do Rio Grande do Sul.
Em 12 de maio de 2005, foi criado o então Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM), responsável pelo planejamento, coordenação e controle das ações de Polícia Ambiental no Estado. O Comando foi oficialmente instalado em 15 de julho de 2005, por meio da Portaria nº 179/EMBM/2005 do Comando-Geral da Brigada Militar, data que marca o seu aniversário.
Com a promulgação da Lei Complementar nº 16.450, de 24 de dezembro de 2025, que dispõe sobre a organização, a estrutura básica e o efetivo da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul, o Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM) passou a denominar-se Comando de Polícia Ambiental da Brigada Militar (CPAmb BM), adequando sua nomenclatura às atribuições legais e institucionais da Corporação.
Atualmente, o Comando de Polícia Ambiental da Brigada Militar – CPAmb BM está estruturado em:
-
Três Batalhões de Polícia Ambiental (BPAmb):
-
1º BPAmb, com sede em Porto Alegre;
-
2º BPAmb, com sede em Santa Maria;
-
3º BPAmb, com sede em Passo Fundo.
-
-
Três Companhias Independentes de Polícia Ambiental (Cia Ind PAmb):
-
1ª Cia Ind PAmb, com sede em Santa Rosa;
-
2ª Cia Ind PAmb, com sede em Caxias do Sul;
-
3ª Cia Ind PAmb, com sede em Pelotas.
-
Além das ações de prevenção, fiscalização e repressão aos crimes e infrações ambientais, o CPAmb BM desenvolve o Projeto Patrulheiro Ambiental Mirim, voltado à educação ambiental não formal, contribuindo para a conscientização da sociedade e a preservação do meio ambiente.
Rua João Moreira Maciel, 370, Marcílio Dias, Porto Alegre - RS
COPOM: (51) 98437-6920 - Denúcias e solicitações de atendimento
1º Batalhão de Polícia Ambiental da Brigada Militar
Rua João Moreira Maciel, nº 370, Navegantes, Porto Alegre | RS - Telefone contato: (51) 98594-1007
2º Batalhão de Polícia Ambiental da Brigada Militar
Rua Antonio Gonçalves do Amaral, nº 1100, São José, Santa Maria | RS - Telefone contato: (55) 98442 2872
3º Batalhão de Polícia Ambiental da Brigada Militar
Rua Sgt. Jerônimo Airton Bocalon dos Santos, nº 123, Passo Fundo | RS - Telefone contato: (54) 3335 8350
Seções do Estado-Maior do CPAmb BM
P1 - Primeira Seção: Justiça e Disciplina
A 1ª Seção é responsável pelo controle da documentação pertinente do Comando e de suas subordinadas, competindo o recebimento distribuição e encaminhamentos inerentes altino funcional da unidade entre várias missões responsáveis pelo estacionamento nas questões relativas a recursos humanos justiça e disciplina e comunicação social.
P2 - Segunda Seção: Agência Central de Inteligência
A 2ª Seção é responsável pela atividade de inteligência e contrainteligência, análise da evolução dos crimes ambientais, estratégias para o combate aos crimes contra o meio ambiente, bem como pela informação e assessoramento do Comando.
P3 - Terceira Seção: Operações e Treinamentos
A 3ª Seção tem como responsabilidade o planejamento estratégico e operacional do CPAmb BM, delimitando um nível tático as ações coordenadas dos batalhões ambientais, que atuam no Estado do RS. Além disso planeja e executa os cursos e treinamento dos policiais ambientais, como também coordena, fiscaliza e processa toda a documentação operacional confeccionadas pelos batalhões ambientais, bem como, gerencia os sistemas informatizados que objetivam facilitar e agilizar o trabalho dos policiais militares ambientais.
P4 - Quarta Seção: Logística, Patrimônio e Orçamento
A 4ª Seção é responsável pelo planejamento e fiscalização dos bens patrimoniais da unidade realizando a gestão da logística com o objetivo de finalizar o suporte para atividade operacional.
