114 anos de história, tradição e identidade: Banda de Música da Brigada Militar
Publicação:
Neste domingo (01/01), a Banda de Música da Ajudância-Geral comemora 114 anos de história.
No dia 01 de fevereiro de 1912, nascia a saudosa banda de Música da Brigada Militar, com o objetivo de elevar o moral e o espírito de corpo da tropa, encorajando os militares e promovendo a coesão e a disciplina para o grupo.
Além de cadenciar a tropa nas formaturas militares, a Banda contribui para a realização das solenidades de recompensa e honrarias militares, e também fortalece o elo cultural da BM com a sociedade, atuando em diversos eventos cívicos e comunitários, conforme disponibilidade na agenda.
Hoje, a Banda de Música da BM é uma ferramenta institucional de Comunicação Social, aproxima a Corporação da comunidade gaúcha.
Com apresentações em praças públicas, no litoral, em parques e em eventos sociais de diversos segmentos, a Banda leva música, alegria e momentos de descontração à população, aliando a presença policial à promoção da cultura e à garantia de um ambiente seguro para a comunidade gaúcha.
Integração e Representatividade
No ano de 2025, a Banda de Música da Ajudância-Geral passou a contar, pela primeira vez, com uma policial militar feminina em sua composição: a Soldado PM Amanda.
Responsável pelo som marcante do sax alto, a policial militar iniciou seus estudos musicais na Banda do Colégio Tiradentes de Porto Alegre, no ano de 2016, e desde então vem desenvolvendo sua musicalidade e domínio do instrumento.
A Sd PM Amanda contribui para o grupo com uma técnica apurada e com postura zelosa e comprometida. Se destaca pela sede de conhecimento e soma à Banda com sua sensibilidade feminina, representando o grande número de mulheres que atualmente fazem parte da Corporação.
A Banda de Música da Ajudância-Geral é coordenada pelo 1º Sgt PM Flávio Luis de Lima Gonçalves e tem como mestre o 1º Sgt PM Luciano da Silva Lopes, contando ainda com um efetivo de 24 policiais militares que, com dedicação, técnica e compromisso, representam com excelência a Brigada Militar e mantém viva uma tradição construída ao longo de mais de um século de história.
Texto e fotos: sargento Andressa Rufato/PM5.











