Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Patrulha Maria da Penha da Brigada Militar passa a atender mais três municípios no Vale do Paranhana

Publicação:

Equipe de PMs falam diante do público presente na cerimônia.
Patrulha Maria da Penha passa a atender os municípios de Taquara, Rolante e Riozinho - Foto: Brigada Militar

A Brigada Militar, por meio da 2ª Companhia Independente, oficializou em Igrejinha, na manhã desta segunda-feira (26/01), a ampliação de forma significativa das ações de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher no Vale do Paranhana. 

A Patrulha Maria da Penha da 2ª Companhia Independente, além de atender Igrejinha e Três Coroas, passa a atender os municípios de Taquara, Rolante e Riozinho, com a garantia de acompanhamento contínuo às vítimas que possuírem Medidas Protetivas de Urgência, conforme a determinação do Poder Judiciário.

Uma equipe especialmente designada e capacitada será responsável pelo atendimento direto às vítimas de violência doméstica, realizando visitas, orientações, fiscalização do cumprimento das medidas protetivas de urgência e intervenções imediatas sempre que necessário. Além disso, a Patrulha atuará de forma ativa em ações preventivas, com foco na conscientização, na redução da reincidência e na proteção da vida.

Autoridades e equipe de PMs da Patrulha Maria da Penha em fileira para a foto.
Autoridades prestigiaram o início oficial das atividades da Patrulha Maria da Penha em mais municípios do Vale do Paranhana - Foto: Brigada Militar

"Por meio de uma nova estratégia, redirecionamos a atuação da Patrulha Maria da Penha nos cinco municípios abrangidos pela 2ª Companhia Independente. A partir das boas práticas já consolidadas nos municípios que possuem o serviço estruturado, estamos ampliando e adaptando essas experiências para os demais, por exemplo, a implementação da Sala Lilás," disse o comandante do CRPM Hortênsias, Coronel PM Ivens Giuliano. 

A iniciativa reforça o compromisso da Brigada Militar com uma atuação preventiva, humanizada e próxima da comunidade, fortalecendo a rede de proteção e promovendo maior sensação de segurança às mulheres atendidas.

Com a implantação da Patrulha Maria da Penha no Vale do Paranhana, a Brigada Militar avança no enfrentamento à violência doméstica, reafirmando seu papel fundamental na defesa da dignidade, da integridade física e dos direitos das mulheres.

Texto: ComSoc do CRPM Hortênsias com edição da PM5

Brigada Militar