Sobre a 2ª Cia Independente

A Instituição Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul se faz presente na região do Vale do Paranhana desde período que precede a titulação da seção de Santa Maria Baixa – pertencente à Colônia de Santa Maria do Mundo Novo – no ano de 1886, como município de Taquara. A Força Policial, como era denominada a Instituição Castrense, foi organizada por meio da Lei Municipal n. 1.306, de 10 de maio de 1881, sendo nos anos seguintes regulamentada por atos normativos que configuraram as atribuições para a defesa do território.

No ano de 1953, por meio do Boletim nº 179, de 06 de agosto, a Corporação Militar denominada então como Destacamento da Brigada Militar era subordinada ao 2º Batalhão de Caçadores de Porto Alegre cujas instalações foram centralizadas no espaço que hoje ocupa a Prefeitura Municipal. O comandamento do destacamento ficou ao encargo do 3º Sargento Waldomiro Tojo Fernandes.

Com alterações institucionais ocorridas no ano de 1966, o antigo Destacamento passa a receber a formatação de Companhia de Policiamento, subordinada ao 3º Batalhão de Polícia Militar, sob o comando do 1º Tenente Hiraldo Vaaniz da Silveira Canto, e sua base operacional é transferida para a sua atual sede, na Rua Sete de Setembro, n. 602, bairro Santa Terezinha, marcando historicamente a presença da Brigada Militar nesse espaço que até hoje é utilizado como quartel do Órgão de Polícia Militar.

No mesmo ano a fração policial recebe o regalo de ser servida com um veículo Jipe, o que foi considerado o embrião do policiamento ostensivo embarcado no município de Taquara.

Passados três anos da atuação da Brigada Militar como fração destacada do 3º BPM, a 4ª Companhia de Policiamento, então, é considerada a que maior possuía responsabilidade territorial em relação as demais, posto que possuía cinco pelotões e cinco grupamentos de polícia militar distribuídos pelas cidades de Taquara, Rolante, São Francisco de Paula, Cambará do Sul, Igrejinha, Três Coroas, Santo Antônio da Patrulha, Osório, Tramandaí e Torres.

Com a promulgação do Decreto Estadual nº 20.277, de 13 de maio de 1970, a Brigada Militar atuante no município de Taquara, além de passar a ser comandada pelo Capitão José Carlos Canabarro Valle, deixa de ser subordinada ao 3º BPM e passa a receber a tutela administrativa do 8º Batalhão de Polícia Militar, na denominação de 3ª Companhia de Policiamento.

Passados quatorze anos da tutela do 8º BPM sob a sua 3ª Companhia de Policiamento, a Brigada Militar atuante na cidade de Taquara retorna à subordinação do 3º BPM recebendo novamente a titulação de 4ª Companhia, comanda pelo Capitão Cláudio Silva da Rocha.

Pela primeira vez em sua história, no ano de 1998, o município taquarense é contemplado pelo Estado do Rio Grande do Sul para ser sede de um Órgão de Polícia Militar de gestão de policiamento. Por meio do Decreto Estadual n. 39.050, de 20 de novembro de 1998, é criado o Comando-Regional de Polícia Ostensiva Encosta da Serra, com sede em Taquara, cuja responsabilidade territorial se capilarizou pelos municípios de Taquara, Parobé, Igrejinha, Três Coroas, Rolante, Riozinho, Santa Maria do Herval, Picada Café, Lindolfo Collor, Presidente Lucena e Morro Reuter.

Após três anos como de Comando-Regional de Polícia Ostensiva, a Brigada Militar de Taquara é nivelada à Destacamento Especial, e por meio da Portaria SJS nº 082, de 15 de maio de 2001, passa a ser subordinada ao ComandoRegional de Polícia Ostensiva Hortênsias, como sede em Gramado. Já em 20 de dezembro do mesmo ano, o Destacamento de Taquara é elevado ao nível de Companhia Destacada de seu Comando-Regional.

Com o surgimento da necessidade de criação de Batalhões de Policiamento especializadas em áreas de turismo, no ano de 2004 o Estado do Rio Grande do Sul criou o 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas, em Gramado, subtraindo desta OPM o título de Comando-Regional das Hortênsias, e outorgando a subordinação administrativa da Companhia Destacada de Taquara ao 1º BPAT.

Em 2009, a 3ª Companhia Destacada do 1º BPAT é retirada da subordinação de Gramado e atribuída ao 32º Batalhão de Polícia Militar, recebendo a denominação de 5ª Cia Destacada. Neste mesmo ano a fração serviu como polo de ensino de um curso de formação do Curso Básico de Formação Policial Militar cujo comandante do Corpo de Alunos foi o Capitão PM André Lima da Silva, responsável pela forja de trinta e seis novos soldados.

Promovendo uma ação de Governo que buscou a coparticipação dos órgãos de segurança pública numa ação integrada ao enfrentamento ao crime organizado, através da promulgação do Decreto Estadual n. 57.060, de 15 de junho de 2023, foram criadas as Regiões Integradas de Segurança Pública. Fruto deste investimento, fora reinstalado o Comando-Regional de Polícia Ostensiva Hortênsias, sendo empossado como seu primeiro comandante o Coronel PM Ivens Giuliano Campos dos Santos.

O reinaugurado Comando-Regional passou a ser responsável pela tutela de dois Órgãos de Polícia Militar: o 1º BPAT e a 2ª Companhia Independente, com sede em Taquara, a qual, sob o comando do Capitão PM Patrick Frohnhofer Zambeli, em 30 de abril de 2024, passou a desempenhar o policiamento ostensivo nas cidades de Taquara, Igrejinha, Três Coroas, Rolante e Riozinho.

A nova configuração da Brigada Militar de Taquara, agora elevada ao nível de Órgão de Polícia Militar, possibilitou a instalação de um Pelotão de Força Tática e um Núcleo Local de Inteligência, que aliado ao policiamento ostensivo ora realizado desempenha papel fundamental na preservação da ordem pública em toda região do Vale do Paranhana.