Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sobre o 21º BPM

21º BPM
21º BPM
O Batalhão do Extremo Sul da Capital

No ano de 1985 um Grupo Policial Militar (GPM) da 4ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Militar foi destacado no bairro Restinga sob o comando do Cabo Roberto Rodrigues Esteves, sendo utilizadas as dependências de sua residência como sede da fração.

Em 1986, o GPM foi ampliado para o efetivo de um Pelotão, sendo sediado nas dependências da Escola Estadual Engenheiro Ildo Meneghetti.

Em 1987, o Pelotão Destacado passa a utilizar as dependências do Centro Administrativo do Departamento Municipal de Habitação (DEMHAB), tornando-se a sede da 4ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Militar.

Já no ano de 1988 iniciaram-se as obras para construção do prédio que seria destinado a sediar a 4ª Companhia na Rua Governador Walter Peracchi Barcellos, o qual foi inaugurado no dia 27 de abril de 1989 pelo Exmo Sr Pedro Simon, então Governador do Estado, ocasião em que recebeu a denominação de Destacamento Especial do 1º Batalhão de Polícia Militar.

Em 27 de junho de 1994, o Destacamento Especial da Restinga torna-se uma Unidade Operacional autônoma e passa a denominar-se 3ª Companhia Independente. No mesmo ano, o Maj Olmiro Baldissera Motta assume o Comando da nova Unidade, passando a coordenar o processo de estruturação da jovem Unidade Operacional e aumentando ainda mais a integração com a comunidade da região.

No dia 2 de junho de 1998, a 3ª Companhia Independente passa a se denominar Destacamento Especial da Restinga e, no dia 20 de agosto de 2002, o então Destacamento Especial da Restinga passou a receber a atual designação de 21º Batalhão de Polícia Militar em virtude de uma reestruturação na Brigada Militar.

No dia 28 de dezembro de 2004, o Ten Cel Antero Batista de Campos Homem assume o Comando do 21º Batalhão de Polícia Militar, o qual estava articulado em três Companhias Operacionais: a 1ª Companhia localizada na sede do 21º BPM na Rua Governador Walter Peracchi Barcellos s/nº, bairro Restinga; a 2ª Companhia na Rua José Inácio nº 441, Vila da Amizade, bairro Belém Novo; e a 3ª Companhia na Rua Otaviano José Pinto nº 50, bairro Lami.

Em março de 2005, o 21º BPM é reestruturado de modo que a 3ª Companhia passou a designar-se 2ª Companhia e a 3ª Companhia passou a ser sediada junto a sede do Batalhão, tornando-se uma Subunidade Operacional composta pelo Pelotão de Operações Especiais (POE), Grupo de Motos e Patrulhas Tático Móveis (PATAMOS) com atuação em toda a área de responsabilidade do 21º BPM.

No dia 20 de novembro de 2005 foi inaugurada a sede da 2ª Companhia e da ONG Núcleo Comunitário e Cultural de Belém Novo na Av Juca Batista nº 7570, bairro Belém Novo, com a destacada presença do Exmo Sr José Otávio Germano, Secretário Estadual da Justiça e da segurança, Cel Airton Carlos da Costa, Comandante Geral da Brigada Militar, e Cel Edson Ferreira Alves, Comandante do Policiamento da Capital.

No dia 27 de junho de 2005 foi realizada a formatura geral alusiva ao 11º Aniversário do 21º BPM, ocasião em que foram entregues as premiações às equipes campeãs e vice-campeãs das competições de futebol sete e da gincana; apresentação do Programa PM Mirim; homenagem ao jogador Paulo César Tinga; apresentação do boneco Tinguito, mascote do 21º BPM; inauguração da fotografia do Ten Cel Paulo Roberto Deiques na Galeria de Comandantes; e inauguração do Galpão Crioulo.

No dia 3 de setembro de 2005, o 21º BPM criou a Patrulha Rural com a finalidade de realizar ações de polícia ostensiva com ênfase à prevenção e repressão aos delitos contra propriedades rurais localizadas em sua área de abrangência

No período de 26 de janeiro a 6 de março de 2006, o 21º BPM foi sede do 1º Treinamento Operacional de Patrulhamento Rururbano destinado a capacitar policiais militares deslocados para reforçar o policiamento ostensivo realizado pelo Batalhão, recebendo instruções de policiamento rural e comunitário com ênfase para as ocorrências policiais típicas de área rural, tais como abigeato, furto e/ou roubo a propriedades rurais, dano ou degradação ambiental, ocorrências envolvendo comunidades indígenas, entre outras.
No ano de 2006, o 21º BPM desenvolveu o Curso Técnico em Segurança Pública (CTSP) destinado a capacitar policiais militares para ascensão à graduação de 2º Sargento, bem como deu início ao Programa Social Educativo de Profissionalização de Adolescentes (PROSEPA) com uma turma de 20 adolescentes da região e umGrupo de Escoteiros em conjunto com o Grupo de Escoteiros Lanceiros Negros.

O 21º BPM é o responsável pelo policiamento ostensivo nos bairros Restinga, Chapéu do Sol, Hípica, Ponta Grossa, Belém Novo, Lageado, Lami, Cantagalo, São Caetano e Pitinga, e parcialmente os bairros Aberta dos Morros e Lomba do Pinheiro, representando cerca de 43% da área total de capital gaúcha. 

O Batalhão do extremo sul de Porto Alegre tem a aspiração de tornar-se um gerenciador participativo com a comunidade, com intervenções eficazes que respondam os anseios da população, na área da Segurança Pública. Executa na plenitude ações de Polícia Comunitária.

Integrante ativo do PROERD (O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), conta com uma atuação voluntária de policiais militares, devidamente capacitados através do Curso de Formação de Instrutores, ministrando palestras nas salas de aula, no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a violência entre crianças e jovens, além de estabelecer uma relação de confiança entre o policial militar e o cidadão. Seu atual comandante é o Tenente-Coronel Alexander Pereira Cardozo.

Conteúdos relacionados

Brigada Militar