Batalhão de Aviação da Brigada Militar conquista 3º lugar geral na Competição Nacional de Aviação de Segurança Pública
Duplas das provas de Salvamento em Altura e Tiro Policial destacam-se entre as quatro primeiras colocações
Publicação:

A delegação composta por 15 PMs do Batalhão de Aviação da Brigada Militar (BAvBM) participou do Encontro Nacional de Aviação de Segurança Pública (ENAVSEG), em Florianópolis (SC), entre 28 de setembro e 02 de outubro. Simultaneamente, ocorreu a Competição Nacional de Aviação de Segurança Pública, na qual quatro equipes participaram.

Na prova de Salvamento em Altura, diretamente da Ponte Hercílio Luz, realizada no primeiro dia da Competição (28/09), a equipe composta pelo 2º Sgt PM Tiago Augusto Bastiani e pelo Sd PM Clodoaldo Leal Cardoso Filho, conquistou o terceiro lugar entre 21 equipes. Na simulação de um salvamento vertical, foram utilizadas técnicas de rapel e içamento para resgatar vítimas em altura. A avaliação considerou tempo de resposta, eficiência nos procedimentos, coordenação da tripulação e segurança da operação.

No dia seguinte (29/09), a Prova de Tiro Policial desafiou as 17 duplas de competidores a mostrarem coordenação motora e equilíbrio emocional nos disparos com fuzil, espingarda calibre 12 e pistola. E, ainda, por meio de um mockup de helicóptero, reproduzindo a técnica de tiro embarcado em operações aerotáticas. A dupla do BAvBM, composta pelos Sd PM Evaldo da Silva Santos e Sd PM Jamur José Fabro, conquistou o quarto lugar.
Nas provas de Resgate Aquático e de Mecânicos de Aeronaves, o BAvBM foi representado pelas duplasSd PM Sandro Miguel Eckert e Sd PM Edilson Heleno Holz Bento e, Sd PM Edilson Heleno Holz Bento e Sd PM Jeferson Delmaschio Vaz, respectivamente. Segundo o Comandante, tenente coronel PM Robson Emanuel Leite Camargo, participação do BAvBM ultrapassa a conquista de resultados. “É uma oportunidade de projetar nacionalmente a capacidade e o comprometimento de nossos militares, fortalecendo a imagem da Brigada Militar,” afirmou.

O Comandante, que proferiu a palestra “Operações Aéreas integradas em catástrofes”, nesta quinta-feira (02/10), destacou também a importância da Competição Nacional visando o treinamento e a padronização de procedimentos. Ele explicou que o intercâmbio entre todos os estados da federação facilita a realização futura das operações integradas, como já ocorreu em casos de grandes catástrofes e emergências.
O evento, alusivo ao aniversário de 190 anos da Polícia Militar de Santa Catarina, reuniu mais de 40 delegações compostas por 62 unidades de aviação provenientes dos estados brasileiros e de outros países, representadas por pilotos, operadores, mecânicos, gestores, autoridades e entusiastas da aviação.
Texto: ComSoc e jornalista Eliege Fante, servidora civil na PM5/BM